Notícias

por Interlegis — última modificação 10/07/2018 16h25
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores denunciam atuação de grupos de segurança armada não oficiais em Guanambi

por gnb — publicado 21/10/2011 15h18, última modificação 10/07/2018 16h17
A Câmara de Vereadores de Guanambi, em sessão ordinária nesta segunda-feira, 05/09, contou com o debate de pontos de extrema relevância para a comunidade, contando com uma denúncia da atuação de grupos de segurança armada não oficial, que tem coagido moradores de vários bairros de Guanambi, além de questões sobre saúde pública, trânsito e educação.

Na tribuna livre, o Dr. Edson Luís, diretor da 30ª DIRES, realizou uma explanação sobre os trabalhos realizados pelo órgão em prol do fortalecimento da saúde em Guanambi e região, como capacitação dos funcionários, informatização e melhoria na infraestrutura através da aquisição de veículos, geradores para preservação das vacinas e outras ações.

No espaço aberto aos vereadores, o vereador Péricles Carvalho parabenizou a presidência da Câmara pela realização da última sessão itinerante na UNEB. Péricles também abriu o debate para problemas no trânsito de Guanambi, sinalizando que na Av. Durval de Souza Lima, em virtude da conduta dos motoristas, é preciso que a prefeitura instale redutores de velocidade a fim de prevenir futuros acidentes.

O vereador Vá Donato agradeceu o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, pelas obras realizadas nas zonas urbana e rural. Também fez uma análise dos profissionais de saúde de Guanambi, parabenizando os Doutores Ruy, Luia e George Nogueira pelo trabalho realizado no município. Encerrou, registrando que gostaria que a classe de professores fosse mais valorizada.

O Presidente da Câmara, Hugo Costa, afirmou que acredita que as escolas e universidades podem contribuir com a educação no transito através da realização de campanhas educativas. Hugo Costa parabenizou o Dr. Edson Luís pelo trabalho desenvolvido à frente da 30ª DIRES, apoiando a identificação de uma nova sede, de modo que o Hospital Regional cresça, oferecendo novos leitos para os que procuram atendimento. Hugo registrou a visita que realizou neste domingo à comunidade da Baixada, Cedro, Gameleira, Corcunda e Lagoinha, onde foi possível identificar que 49 famílias não possuem fossas em suas casas. Também parabenizou o prefeito de Palma de Monte Alto, Manoel Rubens, e o Governador do Estado, Jaques Wagner, pelas obras inauguradas nesta segunda-feira na localidade. Encerrou parabenizando os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro pela contribuição que tem sido dada ao povo brasileiro.

O vereador Carlos Jackson (Loló) parabenizou o Dr. Luia pela atuação à frente da 30ª DIRES, relembrando sua atuação como vereador e secretário. Congratulou o prefeito Charles Fernandes e a Vereadora Eponina Gomes pelo trabalho realizado nas comunidades da zona rural, afirmando que este é “um belo trabalho para os mais carentes”.

O vereador Ruy Azevedo denunciou a atuação de grupos organizados que tem atuado como seguranças particulares em diversos bairros, através da cobrança mensal aos moradores, apontando o risco que as pessoas correm em permitir o avanço desta prática e solicitou o envio de um ofício ao Tenente Coronel PM Wilson Teixeira dos Santos para que este caso seja devidamente apurado. Ruy também manifestou seu apoio para uma nova sede para a 30ª DIRES. Ruy finalizou informando que entrará com projeto de lei para proibir a realização de pesca predatória no município.

Sobre a segurança, o vereador Hugo Costa complementou sua fala dizendo que identificou nos bairros Paraíso, Vomitamel, Vila Nova e Bela Vista a existência de motociclistas com sirenes, onde os moradores, coagidos, já têm pagado taxas de R$ 20,00 por mês pelo serviço. Segundo Hugo, a prática traz o perigo de, no futuro, pode-se tomar o controle de um bairro e, posteriormente, querer vender itens, como gás, água, etc... e a Câmara precisa se posicionar a respeito.

O vereador Vítor Bonfim solicitou que seja encaminhada ao Ministério Público Federal a queixa dos grupos de segurança organizada para que a promotoria tome as providências legais cabíveis. Também afirmou que tratou com o senador Walter Pinheiro sobre a solicitação da Câmara pleiteando a instalação de um corpo de bombeiros para Guanambi e afirmou que o principal impecílio seria a indisponibilidade da fábrica em atender aos pedidos do carro específico para este fim. Vitor parabenizou a 11ª edição do projeto Voluntários do Sertão, e informou que o 1º trecho da BA-161, que liga Carinhanha a Bom Jesus da Lapa, já está em licitação.

O vereador José Carlos, Latinha, afirmou que tem recebido queixas de moradores de vários bairros, que tais grupos não são de Guanambi e que os moradores têm sido coagidos pelos integrantes. Latinha parabenizou ao Dr. Edson Luís e à equipe da 30ª DIRES pelo trabalho em prol do fortalecimento do SUS, bem como ao prefeito de Monte Alto, Manoel Rubens, pelas obras inauguradas. Também congratulou o vereador Vá Donato por ter sugerido o nome do vereador Carlos Jackson (Loló) para concorrer às próximas eleições à presidência da COOPAG.

Para o vereador Agostinho Lira, “o registro da atuação de grupos de segurança armada não oficial nos bairros é uma das denúncias mais graves já realizadas na Câmara de Guanambi”. Para ele, o fato deve ser encaminhado para a Polícia Federal, Ministério Público e toda imprensa de modo a combater a proliferação desta prática. Agostinho parabenizou o prefeito Charles Fernandes pela obra realizada na Avenida Guanabara. Também defendeu que é preciso realizar, “urgentemente”, campanhas educativas para o transito em Guanambi. Por fim, Lira defendeu a necessidade de expansão do Hospital Regional, concordando que é preciso identificar uma nova área para a 30ª DIRES.

A vereadora Eponina Gomes também registrou suas felicitações à administração de Dr. Luia na 30ª DIRES. Cobrou a necessidade de mais sinalização na estrada que leva ao município de Matina e parabenizou o prefeito Charles Fernandes pelo trabalho realizado na zona rural, especialmente pelo poço de 64 mil litros e pela caída d`água na região do Baixio.

O vereador Elder Guimarães disse ter ficado feliz ao ver o Dr. Luia apontar a necessidade de um novo local para a 30ª DIRES, afirmando que anseia que esta mudança permita mais crescimento ao HRG. Sobre o trânsito, Elder sugeriu a realização de blitz descentralizadas, campanhas educativas e fiscalização eletrônica, estendendo sua indicação para a instalação de câmeras de segurança no centro comercial de Guanambi.

Edilmar Ladeia (Nenzinho) comunicou o fato de uma senhora que se recusou a receber o recibo para segurança em sua rua e passou a ter uma conversa em tom de ameaça com o prestador do serviço. Também pontou um trecho de 150 metros no bairro BNH, onde moradores tem tido de transitar no asfalto, comprometendo sua segurança, e solicitou a construção de uma área lateral na pista. Também solicitou que se busque junto ao DERBA a demarcação de uma faixa de segurança na estrada de Matina.

Câmara promove adequação Constitucional quanto ao número de Vereadores

por gnb — publicado 21/10/2011 15h08, última modificação 10/07/2018 16h16
Votação do projeto da Emenda à Lei Orgânica Nº 01/2011, que trata da adequação Constitucional do quantitativo de Vereadores no diploma legal Municipal.
Aberta a Sessão Extraordinária pelo Presidente Hugo Costa, iniciou-se os trabalhos lendo o projeto da Emenda à Lei Orgânica Nº 01/2011, que trata da adequação Constitucional do quantitativo de Vereadores no diploma legal Municipal. Logo após, o Vereador Ruy Azevedo manifestou contrário quanto à necessidade de aumento do numero de Vereadores no Município de Guanambi, dizendo que o numero atual atende aos anseios da sociedade, e que as argumentações visando o aumento, são frágeis, alegando que melhor seria o exercício do mandado de Vereadores com qualidade e comprometimento. Informou ainda que vai ocorrer aumento de despesas com pessoal, sem haver qualquer aumento no repasse municipal.

O Vereador Péricles Carvalho discordou do posicionamento do Vereador Ruy Azevedo, dizendo quea ampliação do número de Vereadores possibilitaria uma maior representação política.

O Vereador Edilmar Ladeia (Nenzinho) frisou que a proposta de emenda à Lei Orgânica atende ao quanto estabelecido na Constituição Federal.

 O Vereador Vítor Bonfim disse concordar em parte com o Vereador Ruy Azevedo, mas manifestou dizendo: “Acima de minha concepção está a Constituição Federal”, alertando que o aumento do número de Vereadores acarretará aumento de despesas e exigirá uma Gestão Fiscal rigorosa.

O Vereador Carlos Jackson (Loló) disse não querer adentrar em discussões Jurídicas, mas parabenizou o Vereador Ruy Azevedo, ratificando sua fala, e dizendo da necessidade de um maior comprometimento do Vereador com a comunidade.

 O Vereador José Carlos “Latinha” disse que possui plena consciência de seu trabalho como Legislador, e que defende a proposta, haja vista a distribuição igualitária do número de vereadores, vez que a Constituição Federal corrigiu a representação política nos Legislativos Municipais, que antes, Municípios com pouco numero de habitantes possuía um número similar de Vereadores comparação a Municípios de médio porte.

A votação da referida Emenda se deu a seguinte forma: 09 votos favoráveis e um contrário, este declarado por Ruy Azevedo.

Foi aprovado projeto de Lei Nº 33/2011, de autoria do Vereador José Elder Guimarães, que trata do plantio de árvores por empresas.

Quanto às discussões de projetos de Leis nº (61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 81, 82, 83, 84 e 85, do Poder Executivo),que tratam de doações de áreas públicas,  o Vereador Ruy Azevedo informou que são simplesmente com fins Eleitorais, e que a Prefeitura nem sequer tem o zelo de emitir um Parecer Social quanto aos Donatários. Informou ainda que haverá de pedir providências aos Tribunais.

O Vereador Vitor Bonfim pediu vista dos Projetos de Lei Nº (61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 81, 82, 83, 84 e 85, do Poder Executivo), sendo deferido pelo Presidente.

Destaques da sessão ordinária da Câmara de Vereadores

por gnb — publicado 21/10/2011 14h53, última modificação 10/07/2018 16h16

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, no espaço livre, fez uso da tribuna o Sr. Nardélio Nascimento, presidente da Associação dos moto taxistas, que questionou a atuação dos moto serviços na cidade, que tem, segundo ele, desvirtuado a atuação no município ao transportar passageiros, ao invés de encomendas.

No espaço aberto aos vereadores, o vereador Péricles Carvalho apresentou dados sobre o andamento das obras da adutora do Rio São Francisco, e congratulou a entrega das casas do programa Minha Casa Minha Vida. Finalizou registrando reclamações da comunidade sobre o horário de funcionamento do banheiro público municipal.

O vereador Vá Donato falou da organização e importância do evento que procedeu o sorteio das casas populares, ocorrido na última semana. Ressaltou a celeridade com que projetos de regularização de terrenos têm sido votados pelos colegas e destacou a realização de eventos evangélicos em Guanambi.

Elder Guimarães cobrou da Prefeitura Municipal celeridade na pavimentação da 3ª pista da Av. Dr. Beneval Boa Sorte, citando que a via é utilizada por muitas pessoas que praticam a caminhada diariamente. Cobrou também a ampliação da estrutura do parque da cidade, como a instalação de quiosques para venda de água. Sobre a reivindicação dos moto taxistas, disse que considera o serviço importante e que o moto serviço também tem o direito de funcionar desde que fiscalizado.

A vereadora Eponina Gomes registrou sua participação eu uma atividade na Ass. do bairro Alto Caiçara, direcionado a várias crianças. Elogiou a prefeitura pela instalação de bancas na região de Itapicuru e Lagoa da Pedra. Também falou que cabe ao poder Executivo fiscalizar o trabalho de moto taxistas e moto serviços.

Carlos Jackson (Loló) fez um novo convite para a inauguração do posto de atendimento dos CORREIOS em Mutans, a ser realizado no próximo sábado. Também parabenizou o trabalho do prefeito na realização de diversas bancas na zona rural e concordou com a defesa de mais fiscalização no serviço de transporte por motocicleta.

O vereador Adão Oliveira felicitou os professores pela passagem do seu dia dizendo que se sente indignado pelo fato de a classe não obter o reconhecimento que merece. Segundo ele, os políticos precisam trabalhar para fortalecer a educação, segurança e saúde do país.

Edilmar Ladeia (Nenzinho) falou que poucos serviços tiveram uma adoção tão rápida quanto o moto taxi em Guanambi, e apoiou a manutenção do mesmo. Pontuou também a necessidade de apurar veículos que tem circulado com som em volumes além do permitido em alguns bairros.

Líder do prefeito na Câmara, Agostinho Lira disse que entende que é preciso fiscalizar os serviços de transporte citados, mas pensa que esta é um reponsabilidade da Prefeitura de Guanambi. Também parabenizou o prefeito pela realização das obras na zona rural e pelo asfaltamento no bairro São Francisco.

José Carlos Latinha informou que realizou uma nova visita às obras da adutora do Rio São Francisco, falando do estágio avançado com que as obras seguem, a ponto de iniciar a elevatória 3, que levará água a Mutans, Pindaí e Candiba. Falou de parceria firmada com a Pro Leite, que trouxe 4 tanques de resfriamento de leite para a região.

Vítor Bonfim informou que esteve em Mutans participando de reunião com coordenadores do TOPA e falou da possibilidade dos profissionais poderem ficar vinculados às associações da zona rural. Vítor convidou os moradores dos bairros Alvorada, Ipiranga, Araújo e Pôr do Sol a votarem nas eleições da associação dos bairros, a AMBAIAS. Elogiou a 1ª Igreja Batista de Guanambi pela realização do projeto Abrindo Portas, realizada no último dia 12, e que levou diversos benefícios aos moradores do bairro Beija-Flor.

Por fim, o vice-presidente da mesa diretora, Ruy Azevedo, falou da importância da comunidade em acompanhar o desempenho do Brasil nos jogos pan-americanos de Guadalajara, destacando a importância do esporte e do patriotismo. Ruy também chamou a atenção para as UTI`s que Guanambi receberá, o que melhorará, substancialmente, a qualidade no atendimento médico de saúde do município

Projetos aprovados

Projeto de Lei N. 29/2011 – Adão Oliveira – Dispõe sobre denominação de logradouro público – Fica denominada de Pca. Joao Francisco de Moraes (João Mascate) a praça localizada no Bairro Ipiranga.

Vereadores defendem a volta da Feira das Cidades e cobram mais investimentos no esporte e educação de Guanambi

por gnb — publicado 21/10/2011 14h46, última modificação 10/07/2018 16h17
Hugo Costa pontuou a necessidade da Secretaria de Indústria e Comércio, através do secretário Vandilson Medeiros, retornar a realização da Feira das Cidades, sugerindo, também, fiscalizações mais enérgicas contra vendas de itens em locais impróprios no município.

Na noite desta segunda-feira, 10, a Câmara de Vereadores debateu diversos assuntos de interesse da comunidade, além de proceder a aprovação de indicações e projetos.

Na tribuna livre, o Sr. Adevaldo Ribeiro, secretário da Diretoria da AMBAIAS - Associação dos moradores dos bairros Alvorada, Ipiranga, Araújo e Pôr do Sol, destacou o trabalho da atual diretoria da associação, que concorre à reeleição, elencando trabalhos como grupo de quadrilha, bem como o atendimento de reivindicações por melhorias no bairro, como iluminação e infraestrutura.

No espaço livre, o vereador José Carlos (Latinha) falou do início das obras da BA-161, que interligará Carinhanha, Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Também registrou sua participação na Conferência do Direito do Adolescente e na 4ª Conferência Territorial da Cultura. Finalizou cobrando mais investimentos em esporte, cultura e lazer no município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hugo Costa, falou da importância do trabalho realizado pelas associações, frisando o poder que as mesmas têm de promover mudanças. Hugo Costa também comemorou a aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que amplia o SUPERSIMPLES, estendendo em 50% as faixas de enquadramento e o teto da receita bruta anual das empresas, sendo que o da microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena sobe de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. O teto do Empreendedor Individual sobe de R$ 36 mil para R$ 60 mil. Hugo Costa também pontuou a necessidade da Secretaria de Indústria e Comércio, através do secretário Vandilson Medeiros, retornar a realização da Feira das Cidades, sugerindo, também, fiscalizações mais enérgicas contra vendas de itens em locais impróprios no município.

O vereador Carlos Jackson (Loló) sinalizou aos componentes da AMBAIAS que acredita que os membros da comunidade irão confiar seus votos à atual diretoria. Também parabenizou a realização do Campeonato de Basquete, que culminou na vitória do time Mini Schin, no último domingo (09), e a cavalgada de Porco Magro.

Péricles Carvalho pontuou a necessidade de mais investimentos na educação e no esporte de Guanambi. Registrou as ações do prefeito Charles Fernandes na iluminação de comunidades da zona rural e parabenizou a ONG ROISFS, pelo campeonato de basquete, e a Roberto Audi pela realização do campeonato de Judô.

O vereador Vítor Bonfim elogiou a inauguração dos postos dos CORREIOS nos distritos de Morrinhos e Ceraíma. Informou também que no próximo dia 18/10 (terça-feira), o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, estará em Guanambi para inaugurar as 500 casas do programa Minh Casa Minha Vida. Por fim, reiterou a necessidade do retorno da Feira das Cidades.

A Vereadora Eponina Gomes frisou a passagem do dia internacional da Saúde Mental e cobrou políticas de tratamento de doenças como esta. A vereadora registrou que Guanambi possui várias pessoas neste estágio e registrou uma reclamação contra o secretário de saúde do município, Sr. Manoel Paulo, afirmando que o mesmo teria se “negado ao bel prazer” a autorizar o tratamento de uma senhora que estava tendo crises e quebrando objetos em sua casa, dizendo que ficou decepcionada com a posição da secretaria.

O vereador Adão Oliveira também parabenizou a prefeitura de Guanambi pelas novas unidades de atendimento dos CORREIOS nos distritos, relembrando a dificuldade vivida pelos moradores das comunidades por não receberem suas correspondências em casa.

O vereador Elder Guimarães elogiou a atuação do vereador Péricles Carvalho e disse que ambos trabalharão pelo projeto Bom na Escola, Bom de Esporte. Também desejou sucesso nas eleições da AMBAIA e finalizou registrando a queixa da existência de veículos que têm feito o uso do som em um volume que tem ultrapassado o limite.

O vereador Edilmar Ladeia (Nenzinho) também cobrou mais respeito pelos utilizadores de veículos com caixas de som em volume além do permitido e afirmou que tem certeza que independente da chapa que vencer as eleições da AMBAIAS, todos, na associação, ganharão.

Por fim, o vereador Ruy Azevedo registrou o bom desempenho da presidente Dilma Rousseff, que tem conquistado o respeito de grandes nações ao redor do mundo, fortalecendo a imagem do país, bem como a força da mulher.

Projetos e Indicações aprovadas

Projeto de Lei N. 27 – Elder Guimarães – Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública municipal a entidade assistencial “Sociedade Assistencial Espírita Edgar Teixeira”

Indicação N. 198 – Adão Oliveira - Indica calçamento do Pátio da Escola Estadual Joaquim Dias Guimarães

Indicação N. 199 – Adão Oliveira – Indica medidas de prevenção de armas em escolas públicas do Município.

Indicação N. 200 – Edilmar Ladeia – Indica parceria com Governo do Estado para construção de creche no bairro Vomitamel.

Ações do documento