MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES CONVIDA BAMIN PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS.

por Adriano Silva publicado 17/12/2019 09h55, última modificação 18/12/2020 08h16

Atendendo aos anseios da população, a Mesa Diretora da Câmara de Guanambi convida e BAMIN comparece para prestar esclarecimentos sobre a construção da barragem de rejeitos na Sessão Ordinária na noite dessa segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Guanambi.

Foi apresentado o projeto Pedra de Ferro que fará extração de minérios na região e a forma na qual será construída a barragem de rejeitos foi mostrada para o Legislativo do Município e a população. Diante de toda exposição os presentes mostraram-se contrários a construção da mesma naquele local.

Logo após a apresentação o 2º Secretário da Mesa leu uma mensagem assinada pelos Padres João e Eutrópio, das paróquias de Santo Antônio e São Geraldo Magela que ressaltaram a preocupação com o projeto.

Em seguida a palavra foi passada para o plenário, onde foram feitas perguntas para os representantes da Bahia Mineração.

Os vereadores de Guanambi se posicionaram contrários ao projeto cobrando atitude dos deputados da região, informaram que deve ser ampliado o diálogo com os órgãos de licenciamento estadual e federal e pediram ao presidente da Casa encaminhar oficios para a Agência Nacional da Água solicitando informações sobre as liberações de alvarás, e averiguar junto ao INEMA a posição do órgão.

O Presidente da Casa o Vereador Zaqueu Rodrigues agradeceu a presença da população e foi enfático em se posicionar contra a construção da barragem. “Estamos aqui para defender o povo. Em Mariana e Brumadinho também garantiram que não iam ceder. O patrimônio não paga uma vida, essa casa não vai se calar. Se precisar iremos onde for para que essa barragem não seja construída.

Por fim as seguintes indicações foram votadas:

Indicação nº 59- Que seja providenciada a poda das arvores e reposição de lâmpadas na Avenida Senador Nilo Coelho no entorno do canal da feira. Essa indicação se justifica pelo beneficio dos moradores da localidade, pois os mesmos reclamaram que as árvores estão com galhos muito altos e cheios, tornando o local escuro, principalmente no período noturno. Servindo de esconderijo de pessoas maliciosas. Indicação do Vereador: Fabrício Lopes.

Indicação nº 60- Pavimentação da Rua H no Bairro São Francisco ao lado da BR Tratores, esta Rua encontra-se em estado crítico dificultando a trafegabilidade de veículos e pedestres, por ser uma rua bem localizada e movimentada é necessária esta pavimentação. Indicação do Vereador Homero Oliveira.

Indicação nº 61- Afixação de placas em lotes vazios ou estradas vicinais da zona rural informando que é proibido jogar lixo no local. Em visita às localidades rurais do município, pode ser constatado, através de queixas dos moradores da zona rural o descarte de lixos e entulhos por visitantes assim é justificada essa indicação da Vereadora: Maria Silvia.

Mais Fotos: https://www.facebook.com/camaradeguanambi/

Matéria: Adriano Silva  / Tarcísio Motta