A Câmara de Vereadores aprova projeto de Lei que torna obrigatória a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as repartições Públicas Municipais de Guanambi.

por Adriano Silva publicado 17/12/2019 10h20, última modificação 18/12/2020 08h18

O Legislativo do Município aprovou na Sessão dessa segunda-feira (03) o projeto de Lei de Nº15 de autoria do Vereador Arnaldo Azevedo (NAL).  Essa Lei torna obrigatória a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as repartições Públicas direta, indireta ou fundamental do Município de Guanambi e dá outras providências.

As repartições públicas do município de Guanambi terão o prazo de 180 dias para se adequarem a essa Lei.

Na Tribuna Livre dessa Sessão tivemos a participação da senhora Célia Cotrim, que discursou sobre o piso salarial e o plano de carreira dos agentes de endemias que segundo ela estão congelados. No fim do seu discurso a mesma solicitou aos vereadores apoio nesse momento junto ao Executivo para resolução dessa questão.

Os vereadores então, entendendo os anseios e dificuldades sofridas pela classe pediram a Mesa Diretora que seja encaminhado ao Executivo um ofício, para que seja cumprida a Lei do piso salarial.

Ainda na Tribuna Livre o senhor Idalceno Cordeiro veio informar a Casa que na Rua Maria da Glória Bezerra - Bairro Alvorada, onde reside, o trânsito precisa ser organizado, pois o tráfego naquela localidade nos fins de semana traz constrangimento aos moradores, devido aos estacionamentos paralelos a outros veículos impedindo assim, as manobras dos carros nas saídas das garagens (palavras do senhor Idalceno).

O Legislativo do Município agradeceu ao senhor Idalceno pela preocupação com o bairro e diz que o morador que luta, ajuda no desenvolvimento da cidade e informou que será conversado com a superintendência de trânsito para resolução desse problema.

Encerrando a Sessão os vereadores agradeceram a participação da população na Sessão Ordinária o dia 27 de maio de 2019, que contou com a presença da BAMIN na Tribuna Livre, e convidaram a todos para participarem no dia 06 de junho de 2019 às 07hs da concentração em frente à igreja Matriz, contra a construção da barragem de rejeitos, e então passou a Ordem do Dia.

Para melhor mobilidade dos transeuntes foi aprovado os seguintes projetos de Lei

Projeto Nº 13 de autoria do Vereador Arnaldo Azevedo (NAL) - Fica denominada Rua José Alves dos Santos, a Rua T situada no Bairro Santo André nesta cidade.

Projeto Nº 14 de autoria do Vereador Arnaldo Azevedo (NAL) - Fica denominada de Rua Ananias Soares de Oliveira, a Rua H situado no Bairro Liberdade, nesta cidade.

Para utilidade pública ficam reconhecidas as Associações a seguir:

Projeto Nº 19 autoria do Vereador Belonízio Nunes- Fica reconhecida como utilidade pública no Município de Guanambi a criação da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Novo Horizonte.

Projeto Nº 20 autoria do Vereador Belonízio Nunes- Fica reconhecida como utilidade pública no Município de Guanambi a criação da Associação dos Produtores Rurais de Lagoa Nova, Lagoa da Pedra, Lagoa do Buraco e Caldeirão de Maria.

Foi indicado ao executivo a pavimentação asfáltica da Rua Teobaldo Andrade, Bairro São Francisco ao lado da Diamantina veículos essa indicação de Nº 62 de autoria do Vereador Fabrício Lopes, tem por finalidade melhorar a mobilidade urbana e por reclamação dos moradores locais e do entorno já que com o passar dos anos a mesma se encontra com difícil locomoção.

Matéria; Adriano Silva

Fotos:Tarcísio Motta