Reforma da Previdência é ponto de debate na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Guanambi.

por Adriano Silva publicado 17/12/2019 12h49, última modificação 18/12/2020 08h22

A estudante Rafaela Carvalho de Azevedo e José Carlos (Latinha) fizeram uso da Tribuna Livre dessa segunda-feira (29), para reiterar a preocupação dos movimentos sociais e a juventude sobre a reforma da previdência.

Ambos foram bem sucintos, e declararam que a reforma da previdência não veio para privilegiar a grande massa trabalhadora e sim os grandes empresários e as estatais.

Rafaela Carvalho declarou que a juventude será afetada, devido às mudanças de idade e tempo de contribuição. Já que os jovens estarão mais preocupados em trabalhar do que se qualificar, isso fará com que a juventude perca o real valor diante da sociedade.

José Carlos (Latinha), representando a Frente Brasil Popular, afirmou em seu discurso que a reforma da previdência vai contra os direitos da massa trabalhadora. “O grande objetivo da minha presença aqui é mobilizar a população, para junto lutarmos pelos nossos direitos”. Disse José Carlos. Ao final ele pede ao legislativo do município de Guanambi façam um documento (contra a reforma da previdência) para enviar ao governador e aos deputados federais e estaduais que foram votados pelos Guanambienses em defesa do povo Brasileiro.

Os Vereadores presentes em seu momento declararam que vão lutar contra a reforma da previdência, e no seu pronunciamento o presidente da câmara o vereador Zaqueu Rodrigues parabenizou a tribuna livre pela luta e afirmou que o legislativo criará o documento pedido, e enviará para o governador e para os deputados estaduais e federais. E se houver necessidade o legislativo do município irá pessoalmente a Brasília entregar em mãos.

O Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287-2016), para fazer a chamada “reforma da previdência”. Esta PEC prevê mudanças radicais e pesadas para servidores públicos, militares e trabalhadores da iniciativa privada. O governo apresentou a proposta de reforma da Previdência em fevereiro e estabeleceu uma idade mínima para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, além de 20 anos de contribuição.

A proposta também prevê mudanças para servidores, professores, policiais, militares, nas pensões por morte, nas aposentadorias por invalidez e do deficiente, no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de aposentados e até no abono do PIS/Pasep. Ainda abre espaço para que comecem a taxar vale-refeição e férias. As mudanças ainda não estão valendo. Para começar a valer em definitivo, o governo precisa conseguir 308 votos favoráveis (3/5 dos deputados) em duas votações.

A Frente Brasil Popular que o senhor José Carlos faz parte é um movimento que em seu site declara que seu foco é defender os direitos e aspirações, a democracia e outra política econômica, a soberania nacional e a integração regional, transformações profundas em nosso país, para milhares de brasileiras e de brasileiros de todas as regiões do país, cidadãos e cidadãs, artistas, intelectuais, religiosos, parlamentares e governantes, assim como integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos e pastorais, indígenas e quilombolas, negros e negras, LGBT, mulheres e juventude.

Texto: Adriano Silva / Cleide Ferreira

Foto: Tarcísio Motta