Vereadores defendem a volta da Feira das Cidades e cobram mais investimentos no esporte e educação de Guanambi

por gnb — publicado 21/10/2011 15h46, última modificação 10/07/2018 16h17
Hugo Costa pontuou a necessidade da Secretaria de Indústria e Comércio, através do secretário Vandilson Medeiros, retornar a realização da Feira das Cidades, sugerindo, também, fiscalizações mais enérgicas contra vendas de itens em locais impróprios no município.

Na noite desta segunda-feira, 10, a Câmara de Vereadores debateu diversos assuntos de interesse da comunidade, além de proceder a aprovação de indicações e projetos.

Na tribuna livre, o Sr. Adevaldo Ribeiro, secretário da Diretoria da AMBAIAS - Associação dos moradores dos bairros Alvorada, Ipiranga, Araújo e Pôr do Sol, destacou o trabalho da atual diretoria da associação, que concorre à reeleição, elencando trabalhos como grupo de quadrilha, bem como o atendimento de reivindicações por melhorias no bairro, como iluminação e infraestrutura.

No espaço livre, o vereador José Carlos (Latinha) falou do início das obras da BA-161, que interligará Carinhanha, Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Também registrou sua participação na Conferência do Direito do Adolescente e na 4ª Conferência Territorial da Cultura. Finalizou cobrando mais investimentos em esporte, cultura e lazer no município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hugo Costa, falou da importância do trabalho realizado pelas associações, frisando o poder que as mesmas têm de promover mudanças. Hugo Costa também comemorou a aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que amplia o SUPERSIMPLES, estendendo em 50% as faixas de enquadramento e o teto da receita bruta anual das empresas, sendo que o da microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena sobe de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. O teto do Empreendedor Individual sobe de R$ 36 mil para R$ 60 mil. Hugo Costa também pontuou a necessidade da Secretaria de Indústria e Comércio, através do secretário Vandilson Medeiros, retornar a realização da Feira das Cidades, sugerindo, também, fiscalizações mais enérgicas contra vendas de itens em locais impróprios no município.

O vereador Carlos Jackson (Loló) sinalizou aos componentes da AMBAIAS que acredita que os membros da comunidade irão confiar seus votos à atual diretoria. Também parabenizou a realização do Campeonato de Basquete, que culminou na vitória do time Mini Schin, no último domingo (09), e a cavalgada de Porco Magro.

Péricles Carvalho pontuou a necessidade de mais investimentos na educação e no esporte de Guanambi. Registrou as ações do prefeito Charles Fernandes na iluminação de comunidades da zona rural e parabenizou a ONG ROISFS, pelo campeonato de basquete, e a Roberto Audi pela realização do campeonato de Judô.

O vereador Vítor Bonfim elogiou a inauguração dos postos dos CORREIOS nos distritos de Morrinhos e Ceraíma. Informou também que no próximo dia 18/10 (terça-feira), o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, estará em Guanambi para inaugurar as 500 casas do programa Minh Casa Minha Vida. Por fim, reiterou a necessidade do retorno da Feira das Cidades.

A Vereadora Eponina Gomes frisou a passagem do dia internacional da Saúde Mental e cobrou políticas de tratamento de doenças como esta. A vereadora registrou que Guanambi possui várias pessoas neste estágio e registrou uma reclamação contra o secretário de saúde do município, Sr. Manoel Paulo, afirmando que o mesmo teria se “negado ao bel prazer” a autorizar o tratamento de uma senhora que estava tendo crises e quebrando objetos em sua casa, dizendo que ficou decepcionada com a posição da secretaria.

O vereador Adão Oliveira também parabenizou a prefeitura de Guanambi pelas novas unidades de atendimento dos CORREIOS nos distritos, relembrando a dificuldade vivida pelos moradores das comunidades por não receberem suas correspondências em casa.

O vereador Elder Guimarães elogiou a atuação do vereador Péricles Carvalho e disse que ambos trabalharão pelo projeto Bom na Escola, Bom de Esporte. Também desejou sucesso nas eleições da AMBAIA e finalizou registrando a queixa da existência de veículos que têm feito o uso do som em um volume que tem ultrapassado o limite.

O vereador Edilmar Ladeia (Nenzinho) também cobrou mais respeito pelos utilizadores de veículos com caixas de som em volume além do permitido e afirmou que tem certeza que independente da chapa que vencer as eleições da AMBAIAS, todos, na associação, ganharão.

Por fim, o vereador Ruy Azevedo registrou o bom desempenho da presidente Dilma Rousseff, que tem conquistado o respeito de grandes nações ao redor do mundo, fortalecendo a imagem do país, bem como a força da mulher.

Projetos e Indicações aprovadas

Projeto de Lei N. 27 – Elder Guimarães – Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública municipal a entidade assistencial “Sociedade Assistencial Espírita Edgar Teixeira”

Indicação N. 198 – Adão Oliveira - Indica calçamento do Pátio da Escola Estadual Joaquim Dias Guimarães

Indicação N. 199 – Adão Oliveira – Indica medidas de prevenção de armas em escolas públicas do Município.

Indicação N. 200 – Edilmar Ladeia – Indica parceria com Governo do Estado para construção de creche no bairro Vomitamel.