SEGURANÇA EM FOCO: CÂMARA E PREFEITURA DE GUANAMBI PROMOVEM FÓRUM PARA DISCUTIR DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA

por Adriano Silva publicado 08/07/2023 17h42, última modificação 08/07/2023 17h42

Nesta sexta-feira (07), a Câmara e Prefeitura de Guanambi realizaram o segundo e último dia do Fórum Regional de Segurança Pública, o evento foi estruturado em painéis. O PAINEL I contou com a presença de renomados especialistas, que compartilharam suas perspectivas sobre o tema "violência, criminalidade e segurança pública: estratégias para garantir a ordem pública, o pleno exercício da cidadania e a construção da paz social". Os participantes desse painel foram:

  • Luiz Eduardo Soares: Escritor, Antropólogo e Cientista Político;
  • Coronel Arthur Mascarenhas: Comandante de Policiamento da Região Meio Oeste;
  • Rogério dos Santos: Delegado da Polícia Civil e responsável pelas Delegacias Territoriais de Lagoa Real e Jacaraci;
  • Promotor Leandro Mancini Meira Cardoso: Titular da 3ª Promotoria de Guanambi, atuando também como substituto em Urandi;
  • Advogado Edvard de Castro Costa Júnior: Presidente da Subseção da OAB Guanambi.

Durante as discussões, os especialistas abordaram diversas estratégias para enfrentar os desafios da violência, criminalidade e garantir a segurança pública, visando promover a ordem social, o pleno exercício da cidadania e a construção de um ambiente pacífico.

Dando sequência ao evento, o PAINEL II contou com a participação de autoridades, que trouxeram suas experiências e conhecimentos sobre os seguintes temas: estratégias de atuação na prevenção primária da violência e da criminalidade, o papel dos municípios na prevenção primária da violência e da criminalidade, e estratégias para enfrentamento da violência nas escolas, contra a infância e juventude, as mulheres e o racismo estrutural. Os palestrantes desse painel foram:

  • José Carlos Pires: Advogado e Consultor de Segurança Pública;
  • Ângela Guimarães: Secretária de Estado de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais;
  • Cecília Angélica de Azevedo Frota: Juíza da Infância e Juventude de Guanambi;
  • Elisangela dos Santos Araújo: Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres;
  • Edésia Lisboa de Araújo: Secretária Municipal de Educação de Guanambi.

Durante as discussões desse painel foram abordadas estratégias eficazes para atuar na prevenção primária da violência e da criminalidade. Além disso, destacou-se o importante papel desempenhado pelos municípios nesse contexto, bem como as ações necessárias para enfrentar a violência nas escolas, proteger a infância e juventude, combater a violência contra as mulheres e lidar com o racismo estrutural. A troca de ideias e experiências entre os palestrantes proporcionou um enriquecedor debate sobre essas questões fundamentais para a segurança pública e a promoção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Prefeitos, Secretários e Vereadores do município e da região, juntamente com representantes e alunos das escolas municipais e estaduais, bem como os vereadores da Câmara Municipal de Guanambi, estiveram presentes no evento. Entre eles estavam os vereadores Edileno Oliveira, Rafael Macedo, Eponina Gomes, Maria Silvia (Lilia), Edimiria Paes (Miria Paes), Hélio Pereira (Lelé), Paulo Costa, Vanilson Flores (Dr. Son) e o presidente da Casa da Cidadania, Zaqueu Rodrigues.

Finalmente, o vereador Paulo Costa, um dos organizadores, realizou a leitura da carta resultante do I Fórum Regional de Segurança Pública de Guanambi. Ela destaca a importância da articulação e integração entre os entes federados (União, Estado e Municípios) por meio dos órgãos de segurança pública, políticas sociais e participação da sociedade. Além disso, enfatiza o papel dos municípios na prevenção da violência e criminalidade, envolvendo a atuação da Guarda Municipal, fiscalização e implementação de políticas sociais em áreas vulneráveis. Também menciona a necessidade de dotar os municípios de recursos adequados, como a elaboração de um plano de segurança pública, a criação de um gabinete de gestão integrada, a utilização de tecnologias de informação e a busca por financiamento federal e estadual.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.