NOVEMBRO AZUL

por Adriano Silva publicado 03/11/2020 10h25, última modificação 03/11/2020 10h29

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre homens e é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis). A maioria dos cânceres de próstata não causam sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Por isso é recomendado que se faça exames anualmente para identificar o aparecimento de alterações logo no início, fazendo um diagnóstico precoce e assim poder rastrear o câncer.

A preocupação inicial com esse tipo de câncer deve ser considerada por homens acima de 36 anos. A partir dessa idade, pode se desenvolver câncer de próstata, além de outras doenças. Acima dos 50 anos, a consulta com um urologista é imprescindível. O médico decidirá, junto com o paciente e a partir da análise do histórico pessoal de cada homem, a melhor maneira de dar continuidade a essa prevenção.

Os sintomas iniciais do câncer de próstata são:

  • Dificuldade de urinar
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Sangue na urina
  • Diminuição do jato de urina, e
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Se você sente qualquer um desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de você.

 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2017/novembro-azul-o-cancer-de-prostata-e-seus-cuidados

 


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.