Noite de intensos debates na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi

por gnb — publicado 25/10/2011 08h35, última modificação 10/07/2018 16h16
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 24/10, o Sr. Idalceno utilizou da tribuna livre, apresentando questionamentos quanto a conduta da atual gestão da AMBAIAS - Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Ipiranga e Adjacências.

No espaço aberto aos vereadores, Carlos Jackson (Loló) agradeceu a participação da comunidade e de autoridades por terem prestigiado a inauguração do posto de atendimento dos CORREIOS, em Mutans, questionando o motivo pelo qual o serviço havia sido interrompido no distrito. Parabenizou a iniciativa para a realização do 18º Campeonato de Futsal Entre Bairros, mas se queixou da ausência dos distritos na competição.

O vereador José Carlos (Latinha) cobrou transparência na COOPAG de Guanambi, defendendo mais oportunidade para que outros sócios participem de seus processos decisórios. Segundo ele “a política que tem sido desenvolvida é a de esvaziamento da COOPAG”. Sobre a transferência do Parque de Exposições, o vereador afirmou que a comunidade de Guanambi precisa estar ciente das decisões, não sendo pertinente que seu destino seja decidido por um pequeno número de associados. Latinha também questionou processos de doação de terrenos irregulares e também a forma com que as licitações do Poder Executivo têm sido conduzidas, com possível favorecimento dos ganhadores.

O presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Hugo Costa, informou que visitou o Bairro Beija-Flor II, com o prefeito de Guanambi, pontuando que a Câmara e a Prefeitura Municipal precisam dedicar mais atenção àquela localidade. Parabenizou o Clube de Campo Guanambi pela realização da Copa do Comércio e o Recreio Tênis Clube pela realização de eventos esportivos que valorizam o futebol amador. Hugo Costa registrou, ainda, ter se assustado com a maneira com que o secretário de saúde do município conduziu uma solicitação sua para realização de uma ressonância magnética para um cidadão que aguarda há seis meses pelo procedimento. Segundo ele, o secretário chegou a propor que o paciente pagasse R$ 350,00 a uma clínica que havia oferecido desconto. “Prontamente questionei tal atitude e quero esclarecer ao secretário que ele ocupa um cargo público, não podendo indicar nenhuma clínica particular para atendimento e que tal comportamento constitui crime”, afirmou o vereador. Disse que na gestão do ex-prefeito, a secretaria chegou a realizar cem ressonâncias magnéticas e que atualmente este número está em cerca de “apenas” 15 procedimentos, ressaltando que Guanambi, nos exames de alta complexidade, atende a 21 municípios. Segundo Hugo Costa, imagina que o prefeito não tenha conhecimento de tais fatos, uma vez que Guanambi é uma cidade com inúmeros problemas para serem administrados. Finalizou questionando a competência do secretário de saúde para o cargo, dizendo que espera que o prefeito Charles Fernandes o substitua por um profissional à altura do município.

O vereador Ruy Azevedo informou que estrou com representações no Ministério Público para que sejam analisados casos que classifica como irregulares no município de Guanambi. O vereador citou a doação realizada pela Prefeitura de Guanambi para a Faculdade Guanambi (fato ocorrido em 2005), e que até o presente momento apenas um muro fora construído no local, ponderando ainda sobre a lei apresentada pela atual gestão municipal que definiu a referida doação como irrevogável, não podendo o terreno ser devolvido, o que constitui uma “dilapidação do patrimônio público”. Ruy falou que também averigua a doação de um terreno, sem que o mesmo tenha sido aprovado pela Câmara Municipal de Guanambi e tendo o beneficiário vendido a área antes de um período de dois anos.

O vereador e líder do prefeito, Agostinho Lira, afirmou que concorda que a Faculdade Guanambi já deveria ter construído sua sede, mas acredita que o prefeito Charles Fernandes apoiou o projeto de uma empresa que tem trazido muitos benefícios para o desenvolvimento do município. Afirmou que vota e continuará votando a favor de projetos de doação de terrenos que venham a beneficiar pessoas carentes e finalizou informando que o Governador Jaques Wagner autorizou a mudança da 30ª DIRES para uma nova sede e que sua área será utilizada para ampliação dos serviços do Hospital Regional, aproveitando para informar que, sobre o secretário de saúde municipal, sabe que o mesmo tem sido criterioso nos gastos da secretaria e que entende que possa ter havido falta de trato político.

O vereador Vítor Bonfim registrou sua participação na inauguração do posto dos CORREIOS, em Mutans, parabenizando o vereador Loló pelo empenho na defesa daquele distrito, sugerindo, ainda, que seja instalado um caixa para realização de serviços financeiros, como o pagamento de contas. Sobre a COOPAG, Vítor disse não compreender a preocupação de algumas pessoas quando ao patrimônio da entidade, tendo em vista que a mesma também possui custos trabalhistas e de financiamentos que dependem da tomada de certas decisões.

Por fim, o vereador Adão Oliveira parabenizou a comunidade do Baú pelos festejos realizados, registrando a satisfação daquela comunidade com os trabalhos realizados pelo prefeito Charles Fernandes.