Câmara encaminha reivindicações de estudantes da UNEB

por gnb — publicado 28/08/2013 11h28, última modificação 10/07/2018 16h15
A Câmara de Vereadores de Guanambi enviou documento oficial aos Deputados Estaduais: Ivana Bastos, Luiz Augusto, João Bonfim e ao Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Deputado Álvaro Gomes, abordando a situação do curso de Enfermagem do Campus XII da UNEB no Município de Guanambi. “A Câmara, em atendimento aos estudantes e à comunidade educacional, solicita dos nossos representantes que levem o fato ao conhecimento do Governo do Estado”, enfatiza o Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira, destacando que o Legislativo irá sempre cumprir seu papel de defesa dos interesses da comunidade.

TEOR DO DOCUMENTO:

Senhor Deputado,

Como é do conhecimento de V. Sª, o CAMPUS XII da UNEB, agrega importantes cursos que todos os anos promovem a formação de profissionais de um expressivo número de estudantes de diversos Municípios baianos. Trata-se de um Pólo irradiador de conhecimentos cujo funcionamento tem sido comprometido pela falta de professores, infra estrutura e outros problemas, refletindo na qualidade do ensino, além do nível de qualificação dos formandos, que vem enfrentado dificuldades no calendário letivo, com atrasos no período de conclusão do curso.

Neste aspecto, destaca-se o CURSO DE ENFERMAGEM, onde 176 alunos estão sem professores, Laboratório sem condições de funcionamento, ficando numa área tão importante para a saúde pública, um quadro de desestimulo para os jovens que almejam uma profissão tão conceituada no mercado.

Já há alguns anos, esta Casa Legislativa Municipal, vem acompanhando a comunidade educacional do Campus XII, realizando inclusive sessão na sede da Universidade e encaminhando, infelizmente sem êxito, as demandas apresentadas à reitoria, Secretaria Estadual de Educação e outras esferas. Neste sentido, em atendimento às solicitações dos estudantes de enfermagem, oficializadas à Mesa Diretora, nos dirigimos a V. Sª., no objetivo de unir forças junto aos demais representantes de nosso Município, para interferir junto ao Governo do Estado, buscando solução urgente dos problemas, visando assegurar o funcionamento do Curso referido, haja vista que uma educação de qualidade é um ponto fundamental para que uma unidade da importância da UNEB possa voltar a ser uma referência no ensino público superior em Guanambi, na Região e na Bahia.

Guanambi, 21 de agosto de 2013.

AGOSTINHO PAZ DE LIRA NETO

ADÃO DE SOUZA OLIVEIRA