CÂMARA DE GUANAMBI RECEBE ALUNOS DA APAE

por Adriano Silva publicado 05/09/2023 09h30, última modificação 05/09/2023 09h28

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (04), os membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guanambi, incluindo professores e alunos, aproveitaram a oportunidade da Tribuna Livre para compartilhar informações acerca das atividades promovidas pela instituição e também para destacar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorreu entre os dias 21 e 28 de agosto, com o tema "Conectar e somar para construir inclusão". A diretora Solange Brito explicou que o tema desse ano busca sensibilizar a sociedade acerca da importância de unir esforços para promover a inclusão, destacando os impactos desse esforço coletivo e o papel fundamental da comunicação nesse processo com a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Além disso, durante sua participação na Tribuna Livre, os alunos da APAE emocionaram a audiência com uma bela apresentação que contou a história de Guanambi por meio de declamação e músicas.

Outra participação foi do Sr. Vinicius Montalvão, que compartilhou informações sobre o evento "Grito dos Excluídos", que será realizado na Praça do Bairro Alto Caiçara às 18h30min do dia 06 de setembro. O evento tem como tema central a questão "Você tem fome e sede de quê?".

Durante o período de livre discussão dos vereadores, eles parabenizaram a diretora Solange Brito pelo trabalho realizado na APAE e destacaram os 35 anos de serviço extraordinário da APAE, em Guanambi, bem como a importância do Grito dos Excluídos. Os vereadores manifestaram sua disposição em colaborar com a instituição e o evento sempre que necessário.

Ao longo da sessão, diversos assuntos de relevância para a comunidade foram abordados. Inicialmente, houve expressiva preocupação com as demoradas filas de espera para exames e cirurgias, que têm prejudicado significativamente a qualidade de vida da população. Outra questão crítica foi a necessidade de agilizar a instalação das redes de esgoto pela EMBASA, a fim de garantir saneamento básico adequado.

Também foi enfatizada a importância de assegurar um fornecimento adequado de medicamentos na farmácia básica de saúde do município. A construção do hospital municipal com ênfase na necessidade de acelerar seu progresso. A atenção do poder público à questão da castração de cães na cidade. O Movimento "Fora Lixão" destacando a urgência de encontrar uma solução para esse desafio ambiental. A isenção da cobrança de alvarás para carros de som nos anos de 2021/2022 e a necessidade de reforçar a fiscalização dos carros de som clandestinos na cidade, foram os principais tópicos e ações discutidos durante a sessão.

Foram discutidos e aprovados:

Projeto de Lei nº 32/2023, de autoria do Executivo Municipal, propõe modificações na Lei 1.267/2019, com o objetivo de ampliar as atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Essa iniciativa visa aprimorar a capacidade de atendimento e a implementação das políticas públicas da Administração municipal no âmbito do desenvolvimento econômico.

Através desta secretaria, serão promovidas ações para o fortalecimento do sistema criativo, para implantação de negócios locais, além de organizar a Feira de negócios, o Circuito Comida de Boteco, Prêmio Guanambi, SAC Municipal Itinerante e a Rodoviária para melhor atender a população.

Projeto de Lei nº 33/2023, elaborado pelo Executivo Municipal, tem como finalidade a autorização para a abertura de um Crédito Especial na Lei Orçamentária Anual (LOA), no valor de R$ 780.882,29. Esse crédito especial será destinado à gestão das ações da Lei Paulo Gustavo e à administração dos recursos direcionados ao Laboratório Central (LACEN).

Projeto de Lei nº 36/2023, elaborado pelo Executivo Municipal, denomina de Escola Professora Lindaura Boa Sorte Leão, a escola situada na Rua Bezerra de Menezes, nº 178, no Bairro Beija-Flor.

Indicação n° 178/2023 de autoria do Vereador Vanilson Flores (Dr. Son) - Indica que seja realizada a pavimentação asfáltica das ruas e avenidas do Bairro Caiçara.

Indicação n° 179/2023 de autoria do Vereador Vanilson Flores (Dr. Son) - Indica que seja realizada a construção de faixa de pedestre elevada na Avenida Barão do Rio Branco frente ao Hospital Municipal Provisório (antigo Hospital do COVID-19).