CÂMARA DE GUANAMBI APROVA PROJETO QUE ESTABELECE O NOME PARA O NOVO CEMITÉRIO MUNICIPAL

por Adriano Silva publicado 20/06/2023 09h46, última modificação 20/06/2023 09h46

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou o Projeto de Lei nº 30/2023, proposto pelos Vereadores Zaqueu Rodrigues, Joventino Neto (Neto de Dim) e Natanael Santos (Pretinho), que visa atribuir um nome ao novo cemitério municipal. A partir de agora, o cemitério será conhecido como "Parque das Acácias". O local está situado na Avenida Centenária Guiomar Ferreira, na BR 030 à BA 573 (Estrada de Matina).

De forma semelhante, foram aprovados os Projetos de Lei nº 04/2023, de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia), que versa sobre o direito das mulheres de terem um acompanhante de sua livre escolha durante consultas e exames em estabelecimentos públicos e privados no município, tornando-se obrigatório nos casos que envolvam sedação. Além disso, o Projeto de Lei nº 84/2023, também de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia), tem como objetivo garantir o pleno acesso às pessoas surdas, através da criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando atendimento especializado e específico para esse público.

Durante o tempo designado para os vereadores se manifestarem, diversos assuntos foram abordados. Entre eles, destacaram-se o 2º Seminário Municipal de Educação no Campo, realizado no Distrito de Morrinhos; a questão do esgotamento sanitário em Guanambi; a necessidade de recuperação das estradas vicinais; a construção do Posto de Saúde da Família (PSF) no Bairro Monte Azul; bem como a urgência na convocação dos professores e coordenadores aprovados no concurso público.

Por fim, os vereadores também aproveitaram para parabenizar os organizadores do São João do Gurutuba. Além disso, o presidente da Câmara, Zaqueu Rodrigues, convidou calorosamente a população para participar do São João de Mutãs, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho, destacando a importância da presença de todos nesse evento festivo.

A seguir, apresentamos as indicações que foram aprovadas e encaminhadas ao Gestor Municipal durante a sessão desta segunda-feira:

Indicação nº 106/2023de autoria do vereador José Antônio Sobrinho (Tony Aí dentro): Indica a execução da obra de limpeza e revitalização do Lajedão, defronte à Rua Belarmino Lessa.

Indicação nº 107/2023 de autoria do vereador Edileno Oliveira: Indica a pavimentação asfáltica da Avenida Mato Grosso do Sul – trecho que liga o Bairro Brasília a Avenida Aurelino S. Andrade.

Indicação nº 108/2023 de autoria do vereador Edileno Oliveira: Indica a construção, arborização e instalação de equipamentos de ginástica da Praça Otelino Ferreira Costa (Praça do Colégio Josefina Teixeira), Bairro Brasília.

Indicação nº 109/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação da Praça do Bairro Boa Vista.

Indicação nº 110/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica que seja realizada a drenagem do Bairro Alazão.

Indicação nº 111/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica que seja realizada a construção do canteiro central da Avenida Messias Pereira Donato.

Indicação nº 112/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica que seja construído um Quiosque na Rotatória do Guarujá, para estar atendendo os carregadores/descarregadores de Caminhões.

Indicação nº 113/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica que seja doados terrenos aos pedreiros do município que não possuem moradias.

Indicação nº 114/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação com urbanização do canteiro central com implantação de pista de caminhada na Avenida “A”, no Bairro BNH.

Indicação nº 115/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação da Rua Brejinho das Ametistas, localizada no Bairro São João.

Indicação nº 116/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação da Rua Ezequiel Francisco Oliveira, localizada no Bairro Belo Horizonte.

Indicação nº 117/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação da Avenida “A”, localizada no Bairro BNH.

Indicação nº 118/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a reforma e cobertura com implantação de arquibancada da quadra poliesportiva da localidade Mulungú.

Indicação nº 119/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a ampliação da rotatória que dá acesso aos Bairros Belo Horizonte e Anita Cardoso.

Indicação nº 120/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica uma parceria com a fundação Joaquim Dias Guimarães através da Secretaria de Cultura para construção de uma Sede que abrigue o Museu.

Indicação nº 121/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica implantação de redutor de velocidade em frente a Top Gás, na Avenida vereador Vá Donato, Bairro BNH.

Indicação nº 122/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a pavimentação e iluminação da Rua Joaquim Lima. Entre os Bairros Renascer e Belo Horizonte.

Indicação nº 123/2023 de autoria do vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes): Indica a reforma do banheiro público da Praça do Feijão.