A CÂMARA DE VEREADORES DE GUANAMBI REUNIU-SE MAIS UMA VEZ EM SESSÃO ORDINÁRIA NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

por Adriano Silva publicado 25/04/2023 09h42, última modificação 25/04/2023 09h42

Nela foram debatidos vários temas, entre elas: o início da recuperação das Estradas Vicinais nos Distritos de Morrinhos e Mutãs; O frequente descarte indevido de lixo pela população no Anel Rodoviário, no qual resulta em problemas gravíssimos e que colocam em xeque questões estruturais relacionadas à saúde coletiva e ao meio ambiente; Além disso, também foi debatido a cobrança exorbitante no valor na conta da água e esgoto realizado pela Embasa, e como o serviço prestado pela empresa não tem acompanhado o valor cobrado em questões de eficácia.

Ainda na noite calorosa, os Edis discorreram sobre o atendimento prestado aos pacientes do Tratamento Fora do Domicílio – TFD e como isso afeta recuperação dos usuários desse serviço; também entrou em discussão o controle populacional permanente de cães e gatos, por meio da esterilização dos animais (a castração), que visa o controle e prevenção de problemas de caráter social, ecológico, sanitário, econômico e de bem-estar para a população em geral.

Abertura do Centro de Cultura voltou a ser pauta na sessão, já que o mesmo permanece fechado desde agosto de 2018 para reformas estruturais. O Centro Cultural é de suma importância para os guanambienses, visto que nele são realizadas atividades culturais em diversas vertentes, como música, danças e artes plásticas. Mas também é espaço para ensaios, apresentações, exposições e salas de leitura. Atualmente o Centro Cultural é administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e o Governo estadual é responsável pela manutenção estrutural. Além desses, foi informado que foi iniciado um estudo para implantação do transporte público em Guanambi.

Durante a sessão ordinária, era aguardada a presença do Secretário de Infraestrutura, com o objetivo de esclarecer sobre a recuperação das estradas da Zona Rural e da Sede do Munícipio, mas o mesmo não compareceu sob a justificativa de conflito de informações.

Em seguida, na Ordem do Dia, foram aprovados:

Projeto de Lei nº 14/2023 de Autoria dos vereadores Joventino Neto (Neto de Dim) e Zaqueu Rodrigues – Denomina de Avenida Deputado Gercino, a Avenida Sanitária em Guanambi.

Projeto de Lei nº 14/2023 de Autoria do Executivo – Estabelece sobre a inclusão do cargo de provimento efetivo de Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Controle Interno na estrutura da Lei 643/2012, alterada pela Lei Municipal nº 1.543/2023.

Projeto de Lei nº 16/2023 de Autoria do Executivo – Dispõe sobre a alteração do valor dos subsídios/vencimentos informado no anexo da Lei nº 1.543/2023 que criou cargo na estrutura administrativa da Prefeitura de Guanambi.

Projeto Resolução nº 08/2023 de autoria do vereador Hélio Pereira – Concede ao senhor Itamar Pires da Silva Cardoso, o Título de Cidadão Guanambiense.

Projeto Resolução nº 09/2023 de autoria dos vereadores Paulo Costa, Joventino Neto (Neto de Dim), Eponina Gomes e Edimíria Paes (Miria Paes) – Dispõe sobre critérios para concessão de Título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Guanambi.

Indicação n° 61/2023 de autoria da Vereadora Eponina Gomes - Indica que seja realizada a implantação de sistemas de Proteção no Ambiente Escolar com sistema de monitoramento, porteiros qualificados, vigilância ostensiva, fazer a ronda escolar perimetral, vigilância ostensiva nos horários de entrada e saídas dos alunos, inspecionar as dependências da escola, bloquear o acesso de pessoas estranhas ao interior da escola, sistema de tecnologia escolar “Identificação Digital”, instalação de catracas, automação de ponto, desenvolvimento de segurança e o que fazer e emergências, como incêndios alagamentos ou outros perigos similares.

Indicação n° 62/2023 de autoria da Vereadora Edimíria de Cassia Souza Paes (Miria Paes) - Indica que seja realizada a implantação do Programa de Proteção a Promoção da Saúde e dignidade Menstrual.

Indicação n° 63/2023 de autoria do Vereador José Antônio Sobrinho (Aí Dentro) - Indica que seja realizada a execução da Coleta de Lixo nos Bairros Renascer 1 e Santa Rita.

Indicação n° 64/2023 de autoria do Vereador José Antônio Sobrinho (Aí Dentro) - Indica que seja realizada as margens da BR-030 obra de cascalhamento e patrolagem na Avenida do Trabalho.

Indicação n° 66/2023 de autoria do Vereador José Antônio Sobrinho (Aí Dentro) - Indica que seja realizada a Extensão da Rede Elétrica, que irá atender as residências de 04 (quatro) consumidores, no Bairro São Sebastião.

Indicação n° 67/2023 de autoria da Vereadora Eponina Gomes - Indica que seja realizada o recapeamento asfáltico do trecho da Avenida Otávio Mangabeira: Inicio (Posto Rancho Alegre até Loja do Eletricista).

Indicação n° 68/2023 de autoria do Vereador Paulo Costa - Indica que seja realizada a construção de Quadra Poliesportiva coberta, no Bairro Residencial dos Pássaros.

Indicação n° 69/2023 de autoria do Vereador Paulo Costa - Indica que seja realizada a requalificação e melhoria da iluminação no Bairro Residencial dos Pássaros com instalação de lâmpadas Led e a troca dos braços de Luz.

Indicação n° 70/2023 de autoria do Vereador Hélio Pereira da Silva (Lelé) - Indica que seja realizada a instalação de grama sintética no Campo de Futebol Society do Bairro Lagoinha.

Indicação n° 71 de autoria do Vereador Hélio Pereira da Silva (Lelé) - Indica que seja realizada a instalação de grama sintética no campo de futebol do Bairro Alto Caiçara.

Indicação n° 72 de autoria do Vereador Belonízio Nunes (Tião Nunes) - Indica que seja realizada a construção da Quadra poliesportiva e reforma dos Quiosque do Residenciais Aroeiras, Maçaranduba e Gorungas.