Notícias

por Interlegis — última modificação 10/07/2018 16h25
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara de Vereadores de Guanambi institui medalha Prisco Viana

por gnb — publicado 23/04/2015 11h55, última modificação 10/07/2018 16h15
A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou projeto de resolução de autoria do Vereador Carlos Jackson, instituindo a medalha Prisco Viana. A honraria de mérito legislativo será concedida anualmente a pessoas com relevantes serviços prestados ao poder legislativo e a comunidade.

O projeto foi sancionado neste dia 22 de abril pelo gabinete da Presidência da Câmara. ''É uma justa homenagem ao ilustre líder político que deixou seu legado de homem público honrado e com serviços prestados a Guanambi '' destacou Loló.

Na íntegra a resolução:

RESOLUÇÃO 03/2015

O Presidente da Câmara Municipal de Guanambi, no uso de suas atribuições legais, com aprovação do Plenário,

RESOLVE:

Art. 1º - Fica instituída no âmbito da Câmara Municipal de Guanambi, a Medalha de mérito Legislativo PRISCO VIANA, que será concedida a pessoas física ou jurídica que tenham prestado relevantes serviços ao Legislativo e ao Município de Guanambi.

Art. 2º - A Medalha de que trata o artigo anterior, será concedida uma por ano, através de projeto de Resolução, aprovado pela Câmara de Vereadores.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guanambi
Em, 22 de abril de 2015.


CARLOS JACKSON VIEIRA PEREIRA

Presidente

Câmara aprova contas da Prefeitura e do Legislativo

por gnb — publicado 22/04/2015 10h26, última modificação 10/07/2018 16h13
Os motivos que levaram a Cooperativa Agropecuária de Guanambi a cancelar a Exposição Agropecuária 2015, foram tema dos debates entre vereadores na Sessão da última segunda-feira, 20, na Câmara de Vereadores. Parte dos edis questionaram que o cancelamento da festa provocou prejuízos a economia do município e outros ponderaram que a COOPAG é uma entidade privada e deve ter seus critérios para ter adiado o evento.

Na Tribuna Livre a participação de representantes dos vaqueiros agradecendo a Câmara pela aprovação do projeto que instituiu o Dia do Vaqueiro. 

Na Ordem do Dia, foram aprovadas as contas do Poder Executivo do exercício 2013, de responsabilidade do prefeito Charles Fernandes e do Legislativo no exercício 2013 de responsabilidade da gestão do vereador Agostinho Lira.

Foram aprovados diversos projetos legislativos e do executivo, além de indicações solicitando melhorias para a comunidade.

Câmara aprova projetos que instituem o Dia do Vaqueiro e punições para quem jogar lixo em vias públicas

por gnb — publicado 14/04/2015 09h57, última modificação 10/07/2018 16h14
A Câmara de Vereadores de Guanambi voltou a debater a questão da segurança pública no munícipio, na sessão desta segunda-feira, dia13. Os vereadores Carlos Jackson, Dr. Son, Hugo Costa e Joel do Suruá, destacaram a importância das açõs de repressão ao crime organizado, enfatizando a necessidade de uma mobilização permanente dos poderes constituídos e da sociedade.
Câmara aprova projetos que instituem o Dia do Vaqueiro e punições para quem jogar lixo em vias públicas

Mesa Diretora

Na ocasião, o líder da bancada governista vereador Vandilson Medeiros, enfatizou que o prefeito Charles Fernandes está empenhado em fortalecer a segurança pública, inclusive reivindicando uma unidade regional da Caesc para Guanambi. Já o presidente da Casa, Carlos Jackson, destacou que o legislativo irá promover em breve uma audiência pública para debater o assunto.
As demandas da área de Saúde, com destaque para necessidade da urgente inauguração da UPA foi também foco dos debates.
Na Tribuna Livre, presenças do Dr. Flávio, abordando o projeto social Ajudar, o presidente do Flamengo de Guanambi, Lucas Cardoso e o ex-vereador, Vá Donato.
A Câmara aprovou por unanimidade indicações dos vereadores solicitando obras e serviços, além de projeto instituindo o dia do Vaqueiro, de autoria do vereador Cláudio Fiúza e, de autoria do vereador Hugo Costa prevendo severas punições para quem jogar lixo em vias públicas.

Câmara aprova convênio que repassa recursos para o Flamengo de Guanambi

por gnb — publicado 31/03/2015 10h12, última modificação 10/07/2018 16h13
A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou ontem mais uma sessão ordinária com o tema Segurança Pública, sendo destaque na pauta dos pronunciamentos dos vereadores.

Os vereadores Carlos Jackson (Loló), Jair Rocha, Cláudio Fiúza, Joel do Suruá e Dr. Son, destacaram a necessidade de ações mais efetivas no município e expressaram a expectativa de melhorias a partir do plano de segurança anunciado pelo governo e com a posse do novo comandante do 17° BPM. Na sessão os vereadores Joel e Hugo Costa, voltaram a cobrar medidas de fiscalização e punição rigorosa das pessoas que jogam lixo nas ruas e lotes e aos proprietários que não limpam seus lotes e não muram seus terrenos.
A tribuna livre contou com a participação do presidente eleito da Associação dos Moradores de Residencial Monte Azul, que agradeceu o apoio do legislativo às reivindicações do bairro.

Projetos aprovados

Além de diversas indicações dos vereadores solicitando melhorias para a comunidade, a Câmara aprovou projetos que autorizam o executivo, a firmar convênio com o Flamengo de Guanambi, remanejamento de recursos conforme a necessidade da gestão, denominação do PSF do Bairro Leolina de Sá com o nome do Dr. Waldeck Abreu.

Câmara registra moção de pesar pela morte do professor Messias Donato

por gnb — publicado 31/03/2015 08h59, última modificação 10/07/2018 16h16
A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou na sessão desta segunda-feira, dia30, moção de pesar de iniciativa do vereador Hugo Costa, registrando as condolências da Casa da Cidadania pelo falecimento do professor e jurista guanambiense, Messias Pereira Donato. A moção destacou a rica trajetória do professor, como advogado e escritor que desde jovem se radicou em Belo Horizonte, sem se desligar de sua terra natal, abordando seu foco na luta por justiça social e trabalhista. Ele faleceu nesta segunda-feira em Belo Horizonte.

Messias Pereira Donato (Guanambi, 4 de agosto de 1921 - Belo Horizonte, 30 de março de 2015) foi um advogado, professor, escritor, filósofo, magistrado e jurista brasileiro.

Nascido no interior da Bahia, graduou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo exercido a magistratura do trabalho em Minas Gerais durante mais de 20 anos2 , o magistério por 22 anos, como Professor Titular de Direito do Trabalho da UFMG, tendo sido Diretor da Faculdade de Direito.

Em 1934, aos 13 anos, foi levado por seu pai, o fazendeiro Henrique Pereira Donato, de Guanambi até Malhada, cerca de 110 km, montado "em lombo de burro" numa viagem que demorou três dias. Dali seguiu sozinho de vapor até Pirapora e daí de trem de ferro, para ao fim de doze dias de viagem chegar a Belo Horizonte, onde continuou os seus estudos 3 .

Bacharelou-se em Direito em 10 de dezembro de 1947, como primeiro aluno de sua turma, sendo distinguido com o "Prêmio Rio Branco", destinado ao aluno que obteve as melhores notas. Durante o curso teve outras distinções, inclusive como vencedor de concurso nacional de monografias 4 e em concurso de oratória da Faculdade 5 . Lecionou Português no Colégio Marconi, de Belo Horizonte, de 1949 a 1951, tendo sido, em seguida, Diretor daquele educandário e Inspetor Federal de Ensino Secundário, por concurso. Em 1952, frequentando a Faculdade de Direito da Universidade de Paris, doutorou-se em Economia Social e Trabalhista. Em 1958, concluiu o curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, ali obtendo também o grau de Doutor e assumindo, no mesmo ano, como Instrutor de Ensino Superior, a regência de História das Doutrinas Econômicas daquela Escola até 1961. Em novembro deste ano, em concurso para a Cátedra de Direito do Trabalho da Universidade de Minas Gerais, foi aprovado em primeiro lugar, oportunidade em que apresentou a tese "A atuação do sindicato operário no seio da empresa privada" 6 .

Ingressou na Magistratura do Trabalho em 1961 como Juiz do Trabalho - Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Juiz de Fora - MG, 7 município que em 1963 lhe concedeu o título de Cidadão Honorário 8 .

Era considerado uma importante referência nacional em Direito do Trabalho 9 10 11 , inclusive com sua mais recente obra "Curso de Direito Individual do Trabalho" 12 , em 6ª. Edição, publicada pela Editora LTr, em 2008. Devido à relevância do seu papel acadêmico e jurídico, a Faculdade de Direito da UFMG concede periodicamente ao bacharelando que obtém a melhor nota em prova da disciplina Direito e Processo do Trabalho, o Prêmio "Messias Pereira Donato"13 .

Em setembro de 2014, durante o Congresso Nacional de Direito Trabalhista - CONAT, realizado em Belo Horizonte, personalidades de renome do Direito Trabalhista foram homenageadas com a "Comenda Messias Pereira Donato". Na oportunidade, Messias foi aplaudido de pé pelo plenário do Congresso 14 .

Atuação no TRT-MG em 2013.jpg

Até o final da sua vida, foi profissional ativo na advocacia nacional15 16 17 . Ocupou, desde a fundação, a cadeira de nº 20 da Academia Nacional do Direito do Trabalho18 . Integrou as seguintes instituições: Academia Iberoamericana de Derecho Del Trabajo (Espanha), Instituto Interamericano de Derecho Del Trabajo (Argentina), Academia Mineira de Letras Jurídicas, Instituto de Direito Social Cesariano Júnior (São Paulo), Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Associação dos Advogados Trabalhistas de Minas Gerais, Instituto de Direito do Trabalho de Juiz de Fora e Centro Jurídico Brasileiro, de Belo Horizonte. Em 2010, passou a integrar a Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas da OAB/MG 19 . Foi membro do Conselho Editorial da Revista Ciência Jurídica do Trabalho, da editora "Ciência Jurídica" 20 .

Dentre suas obras jurídicas, destacam-se, além de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e no exterior, "O movimento sindical operário no regime capitalista“21 , "A atuação do sindicato no seio da empresa privada“22 , "Curso de Direito do Trabalho“23 e o referido “Curso de Direito Individual do Trabalho”.

Sua produção intelectual inclui ainda a tradução de obras do mais importante poeta estadunidense, Walt Whitman, considerado precursor da poesia moderna. Lançada em 1956, a tradução do livro “Sinfonia da Vida” 24 foi revista e atualizada em 2011, publicada pela editora RTM.

Em dezembro de 2014, através do Tribunal Regional do Trabalho - TRT da 5a. Região, doou à sua terra natal, Guanambi, sua biblioteca de Direito do Trabalho com cerca de 3500 títulos 25 . Justificou o jurista à época que era uma forma de homenagear sua terra, da qual foi o primeiro advogado. Sua doação foi ainda enriquecida pela família do seu falecido irmão Gildásio Pereira Donato, que doou sua biblioteca de Direito Civil.

Câmara participa do II Fórum da Mulher em Guanambi

por gnb — publicado 26/03/2015 11h05, última modificação 10/07/2018 16h16
O II Fórum de Mulheres ocorrido nesta quarta-feira, 25, com o tema ‘’ Mulher! A história de cada uma, o orgulho de todas nós” no plenário da Câmara de vereadores, obteve participação expressiva não só de mulheres, mas de toda a comunidade interessada em debater a questão.
Câmara participa do II Fórum da Mulher em Guanambi

Mesa de Abertura

Todos destacaram a importância do Fórum no crescimento da luta pelos direitos da mulher na cidade de Guanambi.  “É preciso unir esforços para que aquelas mulheres que não podem estar aqui também sejam representadas” disse a vereadora Eponina Gomes, uma das responsáveis pela conquista do CMDDM (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher) e representante da Câmara Municipal no evento. Estiveram presentes também os vereadores Cláudio Fiúza, Fausto Luiz Azevedo e Jair Rocha.

O Promotor Tiago Cerqueira destacou a evolução da luta e defesa da mulher na cidade desde a ocorrência do I Fórum no ano passado “Há dois anos atrás não existia um olhar para os problemas das mulheres. O Fórum trouxe muitos avanços neste sentido’’.

O evento apresentou um diagnóstico da violência doméstica na cidade que trouxe dados mais precisos sobre os inúmeros casos de violência doméstica e de como as mulheres têm reagido a esta violência. Ocorreu também a palestra com a Coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Jucinalva Peruna que destacou a importância das mulheres buscarem se reconhecer fora do padrão estabelecido historicamente para elas.

 

A mesa de abertura contou com a presença da primeira dama Jailma, a vereadora Eponina Gomes, o promotor de justiça Tiago Cerqueira, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silvia Barros, a Coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Políticas para Mulheres, Jucinalva Peruna.

Câmara aprova convênio do Executivo com a Uneb

por gnb — publicado 24/03/2015 09h43, última modificação 10/07/2018 16h13
O esporte foi assunto em destaque na Sessão desta segunda-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Guanambi.

O plenário contou com a presença de representantes do segmento e na tribuna livre o desportista Valdir Vitor (Mosquito) falou do seu projeto de criação do Museu Fotográfico do Esporte. Já o radialista Uchoa Cavalcante, solicitou apoio para o projeto que tramita na casa, de autoria do vereador Cláudio Fiúza, fixando o dia Municipal do Vaqueiro.

 Os 93 anos do PCdoB, dificuldades na realização de exames especializados e melhorias do trânsito foram temas abordados pelos vereadores Joel do Suruá, Dr. Son e Eponina Gomes.

Na ordem do dia, foram aprovadas indicações dos vereadores solicitando melhorias para a comunidade. A Câmara aprovou ainda o projeto do Executivo que autoriza convênio com a Uneb para execução de programas voltados para o esporte.

Câmara define Comissões Temáticas

por gnb — publicado 17/03/2015 09h23, última modificação 10/07/2018 16h15
A Câmara de Vereadores de Guanambi, formalizou oficialmente as Comissões Temáticas da Casa, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 16.
Câmara define Comissões Temáticas

Mesa Diretora

A comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo Vereador Edilmar Ladeia, tendo o Vereador Hugo Costa como relator e o Vereador Fausto Azevedo como membro. A comissão de Finanças e Orçamento será presidida pelo Vereador Hélio Pereira, o Vereador Agostinho Paes como relator e Joventino Neto (Neto de Dim) como membro. A Comissão de Saúde e Educação composta pelos Vereadores Agostinho Lira, Joel do Suruá e Zaqueu elegerá a presidência e a relatoria após o retorno de Zaqueu que está afastado por 30 dias. 
Na Sessão de ontem, a presidência da casa foi oficialmente informada que o Vereador Nenzinho exercerá a liderança do Prefeito e o Vereador Vandilson Medeiros, a liderança da bancada de sustentação do Executivo.

Sessão aprova indicações

No pronunciamento dos Vereadores, vários temas foram debatidos como segurança pública, manifestações, relato de obras e atividades parlamentares. Na tribuna livre, o Secretário de Governo Walguimar Cotrim abordou a questão da mobilidade urbana. Na ordem do dia, foram aprovadas diversas indicações dos Vereadores, solicitando obras e serviços para a comunidade. A Sessão contou com a visita do Presidente da Câmara de Pindaí, Vereador Jean.

Câmara debate temas comunitários

por gnb — publicado 10/03/2015 11h42, última modificação 10/07/2018 16h15
Diversos temas foram debatidos na sessão desta segunda-feira, dia 05, na Câmara Municipal de Guanambi, quando os Vereadores debateram várias questões como a vinda de uma linha aérea, homenagens ao Dia Internacional da Mulher, apoio ao esporte, entre outras demandas.

 

O Vereador Claudio Fiuza, fez sua estreia no Plenário, agradecendo aos colegas e frisando seu compromisso com a comunidade.

Na ordem do dia, foi aprovado projeto que prevê mudanças na estrutura administrativa da Casa.

 

A Tribuna Livre foi utilizada pelo diretor da Escola de Futebol, Saulo, que fez uma exposição sobre os trabalhos realizados e a parceria com o Legislativo e Executivo. Pelas lideranças, o Vereador Nenzinho destacou as obras realizadas pelo Governo Municipal e o Vereador Agostinho Lira cobrou informações sobre a UPA, obras do SAC fixo e da ferrovia.

Câmara de Guanambi empossa Vereador Claudio Fiuza

por gnb — publicado 02/03/2015 11h22, última modificação 10/07/2018 16h15
Em ato simples , realizado na manhã desta segunda-feira , aconteceu o ato de posse do Vereador Claudio Fiuza, que assume o mandato pelo período de trinta (30) dias,em substituição ao Vereador Zaqueu.

Durante a solenidade realizada no Gabinete da Presidência , o Vereador Claudio , agradeceu a Deus pela oportunidade , aos colegas e as lideranças presentes , “ neste período , vou honrar meu mandato , trabalhar por Guanambi e trazer as demandas dos bairros e localidades rurais que me apoiaram.” 
O Presidente da Casa , Carlos Jackson , parabenizou Claudio e se colocou á disposição “ sei da sua luta, da sua história e seu mandato vem somar muito ao nosso trabalho.”
Representando o Prefeito Charles Fernandes , o secretário Jairo Magalhães desejou sucesso ao Vereador neste período. “ Temos certeza que você que realiza um sonho , honrará esta oportunidade.”
Presentes , Vereadores Vandilson Medeiros, Vanilson Flores (Dr. Som) , Jair Rocha , Agostinho Paes , Fausto Azevedo ,Secretário de Indústria e Comércio , Fabrício Lopes , familiares e convidados .

Câmara aprova criação do Conselho da Mulher

por gnb — publicado 24/02/2015 14h29, última modificação 10/07/2018 16h13
Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira , dia 23, dois importantes projetos do executivo que tratam de temas de interesse da comunidade.
Câmara aprova criação do Conselho da Mulher

Vereadora Eponina Gomes

O projeto de lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e um segundo que municipaliza as ações e a gestão da Casa de Passagem.

A Vereadora Eponina Gomes, representante feminina na Casa da Cidadania, comemorou a aprovação do Conselho, uma vez que atende indicação de sua autoria aprovada pelos Vereadores.

Câmara de Guanambi abre período legislativo

por gnb — publicado 24/02/2015 09h59, última modificação 10/07/2018 16h14
Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Guanambi, realizou nesta segunda-feira dia 23, sessão ordinária marcando o início do primeiro período legislativo de 2015.
Câmara de Guanambi abre período legislativo

Mesa Diretora

Os Vereadores Hélio, Fausto, Dr. Som, Jair Rocha, Joel do Suruá, Adão Oliveira, Agostinho Lira, Vandilson Madeiros, Neto de Dim, Nenzinho e Eponina Gomes usaram da palavra abordando temas de interesse da comunidade, relatando o andamento de obras, solicitando providências e abordando demandas da população. 

O Prefeito Charles Fernandes participou trazendo sua mensagem de parceria com o legislativo e as ações previstas para 2015. Na tribuna livre, ocorreu a participação do Deputado Estadual Vitor Bonfim e do assessor contábil Gilvan expondo o demonstrativo financeiro. Durante a ordem do dia, foram aprovadas diversas indicações onde os autores solicitam obras de melhorias para a população. 
No plenário, além de representantes de associações e entidades, presença de suplentes de Vereadores, ex-Prefeito Dr. Ariovaldo Boa Sorte e o Vice-Prefeito Elder Guimarães.

Sessão de Abertura

por gnb — publicado 20/02/2015 15h43, última modificação 10/07/2018 16h16

Câmara de Guanambi reabre Trabalhos Legislativos

A Câmara de Vereadores de Guanambi , realiza na próxima segunda-feira , dia 23 , Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2015. O Presidente da Casa,Vereador Carlos Jackson Loló ,afirma estar confiante de que "será um ano produtivo , onde como sempre, a Casa da Cidadania , vai pautar os grandes temas de interesse da Comunidade Guanambiense."

A sessão aberta ao público, será realizada ás 20 hs no Plenário Lino Teixeira.

Câmara de Guanambi Empossa Vereador Jair Rocha

por gnb — publicado 05/02/2015 11h34, última modificação 10/07/2018 16h15
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de fevereiro, o Presidente da Câmara, Ver. Carlos Jackson – Loló, empossou o Vereador Jair Rocha na Cadeira de Vereador do Município, em substituição ao Vereador Vitor Bonfim

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de fevereiro, o Presidente da Câmara, Ver. Carlos Jackson – Loló, empossou o Vereador Jair Rocha na Cadeira de Vereador do Município, em substituição ao Vereador Vitor Bonfim, que renunciou ao mandato para assumir uma Cadeira de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa. Com a presença dos membros da Mesa Diretora e demais Vereadores, a solenidade aconteceu no Gabinete do Presidente da Casa. “Feliz por estar aqui, coloco-me à disposição do Sr. Presidente e dos demais colegas Vereadores para contribuir no processo legislativo e dignificar cada dia mais a Casa da Cidadania, nosso mandato será sempre em prol da comunidade Guanambiense” frisou Jair Rocha em seu discurso de posse. O Presidente também se colocou à disposição do Vereador para contribuir com seu mandato.

 

Veja mais fotos no Facebook da Câmara:

https://www.facebook.com/camara.de.vereadores.de.guanambi/posts/785711274840754?pnref=story

 

 

Câmara de Guanambi aprova projetos em sessões extraordinárias

por gnb — publicado 22/01/2015 09h57, última modificação 10/07/2018 16h14
A Câmara de Vereadores de Guanambi, realizou sessões extraordinárias nos dias 19 e 21, discutindo e aprovando três (03) projetos de leis do Executivo com temas do interesse da comunidade.

A Câmara de Vereadores de Guanambi, realizou sessões extraordinárias nos dias 19 e 21, discutindo e aprovando três (03) projetos de leis do Executivo com temas do interesse da comunidade. Entre eles, o projeto que reajusta em 13,01% os vencimentos dos professores e profissionais de suporte pedagógico da rede municipal de ensino. 

A Câmara aprovou ainda modificações no código Tributário, autorizando parcelamento de débitos inscritos em divida ativa como IPTU,ISS e taxas. Para o Presidente da casa, o Vereador Carlos Jackson - Loló " Mesmo antes do inicio do período oficial, a casa da cidadania já marca sua disposição em discutir e aprovar o que é de interesse da comunidade". Lembrando que sessões extraordinárias são realizadas sem nenhum custo para o Legislativo.

Na ocasião, Com voto de todos os Vereadores, a Vereadora Eponina Gomes, foi eleita segunda Secretária da mesa Diretora em substituição ao Vereador Vitor Bonfim.

 

Veja mais fotos no Facebook da Câmara:

https://www.facebook.com/camara.de.vereadores.de.guanambi?fref=ts

Empossada a nova mesa diretora da Câmara de Guanambi

por gnb — publicado 01/01/2015 23h10, última modificação 10/07/2018 16h16
Em Sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira dia 01, foi empossada a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Guanambi.

Em Sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira dia 01, foi empossada a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Guanambi. A Sessão foi presidida pela Vereadora Eponina Gomes que empossou e desejou sucesso a nova direção do Legislativo. Diversos Vereadores usaram da palavra, todos destacando a importância da unidade da casa e parabenizando o novo Presidente Carlos Jackson. Ao saudar os presentes e os Vereadores, o Prefeito Charles Fernandes frisou sua boa relação com o Legislativo, destacando o apoio deste poder para o desenvolvimento do Município. Em seu pronunciamento de posse, Carlos Jackson acentuou que irá conduzir a casa com independência mas, sintonizada com o Executivo para defender os interesses da comunidade. A solenidade contou com a presença de secretários, lideranças e familiares que prestigiaram o ato.

 

 Veja mais fotos no facebook da Câmara:

https://www.facebook.com/camara.de.vereadores.de.guanambi/media_set?set=a.765828000162415.1073741911.100002056665947&type=3

Convite para Sessão Solene

por gnb — publicado 30/12/2014 09h47, última modificação 10/07/2018 16h16
Convidamos toda a comunidade guanambiense para sessão solene de posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Guanambi.

Convidamos toda a comunidade guanambiense para sessão solene de posse da nova mesa diretora para o biênio 2015/2016, a ser realizada hoje dia 1° de Janeiro de 2015, às 20h no Plenário Lino Teixeira da Câmara Municipal de Guanambi.

Contamos com sua presença!

Mensagem

por gnb — publicado 23/12/2014 11h45, última modificação 10/07/2018 16h16
O Natal é a época de celebrar o amor ao próximo, confraternizar na esperança de um mundo melhor.

 Ao final de mais um ano, a Casa da Cidadania, renova seu compromisso de no ano novo, continuar sendo um instrumento para defender os interesses do povo, sendo um parceiro do desenvolvimento de nossa Guanambi.

 

Feliz Natal e um 2015 repleto de paz, saúde e grandes conquistas.

Câmara de Guanambi aprova projetos em sessão extraordinária

por gnb — publicado 23/12/2014 10h19, última modificação 10/07/2018 16h14
A Câmara de Vereadores de Guanambi encerrou o ano legislativo de 2014, realizando na manhã desta segunda-feira, dia 22, sessão extraordinária, onde foram aprovados importantes projetos de interesse da população, ampliação do programa de regularização urbana e fundiária, regulamentação da composição do Conselho Municipal de Cultura, regulamentação de cargos e salários visando o concurso público municipal, incentivos tributários para instalação de empresas na área de energia eólica e solar, e modificações no código tributário.

Estes temas estão inseridos nos projetos do executivo, aprovados por unanimidade, além de indicações e projetos legislativos de autoria dos Vereadores.

 

Balanço Positivo

Ao encerrar os trabalhos de 2014, o Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira, agradeceu o apoio dos colegas e servidores, destacando as realizações, de sua gestão, como melhoramento urbanísticos na praça, parceria para sede da fundação Joaquim Dias Guimarães , novo mobiliário do plenário , etc.

 

“Desejo sucesso ao Presidente eleito, Loló, a nova mesa diretora e vou continuar como Vereador, servindo a Câmara e a comunidade.”

Eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores

por gnb — publicado 22/12/2014 10h38, última modificação 10/07/2018 16h16
Eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2015-2016.

A Câmara de Vereadores de Guanambi ,promoveu no último sábado ,dia 20, sessão para eleição da mesa diretora que irá dirigir o legislativo,no biênio 2015/2016.

Através do voto aberto , foi eleita a nova mesa diretora que ficou assim constituída:

Presidente Carlos Jackson Loló (Loló)

Vice-presidente Vandilson Medeiros 

1° Secretário Vanilson Flores ( Dr.Som)

2° Secretário Vitor Bonfim .

 

A posse será no dia 1° de Janeiro de 2015 .

Nova Mesa Diretora da Câmara de Guanambi será eleita dia 20

por gnb — publicado 16/12/2014 11h17, última modificação 10/07/2018 16h16
A Câmara de Vereadores de Guanambi elege a mesa diretora que irá dirigir o legislativo no Biênio 2015-2016.

A sessão com este objetivo será realizada no próximo sábado, dia 20, ás 11 horas, no plenário Lino Teixeira.

 

Os 15 Vereadores irão proceder a escolha através do voto aberto. Para eleger Presidente, Vice Presidente, 1° Secretário, e 2° Secretário.

Câmara aprova orçamento para 2015

por gnb — publicado 16/12/2014 09h10, última modificação 10/07/2018 16h14
A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15, a Lei Orçamentária do Município de 2015, com as diretrizes dos investimentos do poder público municipal nos diversos setores da administração municipal nos pronunciamentos, os Vereadores Eponina Gomes, Dr. Som, Vandilson Medeiros e Adão Oliveira destacaram as conquistas do ano legislativo.

Ao encerrar os trabalhos da última sessão ordinária, o Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira, agradeceu o apoio e a confiança dos colegas e da população para que o legislativo tenha focado sua atuação visando os interesses da comunidade.

Câmara aprova moção de repúdio a Vivo

por gnb — publicado 09/12/2014 10h16, última modificação 10/07/2018 16h14

Diante das inúmeras reclamações da População relacionadas com a operadora Vivo na cidade, a Câmara de Vereadores de Guanambi, aprovou por unanimidade, moção de repúdio, frente a total impossibilidade  de se comunicar que afeta os usuários.

 

Veja a íntegra da Moção, de Cultura do Vereador, Edilmar Ladeia (Nenzinho) assinada por todos os Vereadores:

Câmara aprova projeto salarial dos agentes comunitários de saúde

por gnb — publicado 09/12/2014 09h45, última modificação 10/07/2018 16h14
A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 08, projeto de lei que regulamenta o piso salarial dos agentes comunitários de saúde.

Foi uma sessão movimentada, onde a categoria marcou presença no plenário, ouvindo o pronunciamento da maioria dos vereadores, destacando a importância desta conquista para a classe que presta relevantes serviços para a comunidade.

O projeto foi aprovado por unanimidade. Outros assuntos foram abordados, como diretrizes do conselho das cidades, esporte, segurança pública e obras como, o projeto Minha Casa, Minha Vida que foi entregue a população.

A Câmara aprovou projetos legislativos e do Executivo, entre eles, o da Reforma Administrativa.

Na Tribuna Livre, a participação da representante dos agentes de saúde, Arilene e da Associação dos Moradores dos bairros Alvorada, Ipiranga e Pôr-do-sol-Ambaia, apresentando a nova diretoria da entidade.

 

Na ocasião, o Presidente da Casa, Dr.Agostinho Lira, entregou o novo mobiliário do plenário, modernizando o legislativo.

TCM aprova contas da Câmara de Guanambi

por gnb — publicado 03/12/2014 09h09, última modificação 10/07/2018 16h17
As contas da Câmara de Vereadores de Guanambi, referentes ao exercício financeiro de 2013, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos municípios da Bahia TCM.

  A decisão foi oficializada durante sessão realizada no último dia 20, ocasião em que o tribunal publicou parecer onde “se posiciona favorável à aprovação das contas, sob a responsabilidade do Presidente Agostinho Lira”.

 

Ao comentar a aprovação, Dr.Agostinho Lira, frisou que “divido o mérito da aprovação com toda nossa equipe com a qual trabalhamos em harmonia para cumprir os preceitos da lei de responsabilidade fiscal e a boa gestão dos recursos públicos no poder legislativo.”.

CÂMARA DISCUTE REALIZAÇÃO DE SESSÃO ESPECIAL PARA DEBATER SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.

por gnb — publicado 26/11/2014 09h03, última modificação 10/07/2018 16h15
A problemática da Segurança Pública no Município voltou a ser tema de debate na Sessão desta segunda-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Guanambi, a partir de Requerimento protocolado pelos Vereadores Joel do Suruá e Hugo Costa, solicitando a realização de uma Sessão Especial para discutir o tema com autoridades e a sociedade.

Para os autores da proposta, “O objetivo é discutir como enfrentar estes problemas pela comunidade”. O Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira, enfatizou que “a Câmara já realizou dezenas de Sessões, elaborou documentos. A segurança é um problema grave na Bahia e em Guanambi, sem que o Governo aponte soluções. Mas é valida a proposta e esta Casa vai realizar a Sessão”. Dr. Agostinho sugeriu ainda ao Vereador eleito Deputado Estadual, Vitor Bonfim, que proponha uma discussão na Assembléia sobre a segurança. Os Vereadores Vanilson Flores, Joel Brito e Eponina Gomes, também abordaram o tema. O Vereador Vitor Bonfim, líder do Prefeito na Casa, destacou que o Prefeito Charles tem investido na saúde. Destacando a necessidade de mais recursos para a área e informou aos agentes de saúde e endemias, presentes no auditório, que o Prefeito irá enviar à Casa, o Projeto de interesse da categoria.

Na Ordem do Dia, o Plenário da Câmara aprovou indicações legislativas solicitando melhorias para a comunidade. Na pauta, foram discutidos Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e do Legislativo

Vereadora Eponina preside Sessão Ordinária

por gnb — publicado 19/11/2014 10h03, última modificação 10/07/2018 16h17
A Vereadora Eponina Gomes, presidiu na última segunda-feira, a Sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi, onde diversos temas foram abordados, focando como de costume, as demandas da Comunidade.

Na Tribuna livre, o Sr. Everaldo de Azevedo, representou os moradores do Bairro Santa Catarina, abordando problemas relacionados com as chuvas.

A necessidade de ações do poder público e a concretização dos moradores com relação a construção em áreas de risco foram abordados pelos Vereadores Hugo,Dr. Som, Nenzinho  e Neto.

Na ordem do dia, a Casa da Cidadania aprovou diversas indicações dos Vereadores, além de projetos de melhorias e serviços para a população.

 

A Presidente Eponina Gomes, voltou a cobrar solicitações já protocoladas por seu mandato na Casa, como o corpo de bombeiros e a delegacia especial de proteção á mulher.

 

Câmara de Guanambi debate temas da comunidade

por gnb — publicado 12/11/2014 09h22, última modificação 10/07/2018 16h15
A Câmara de Vereadores de Guanambi, realizou mais uma sessão ordinária nesta segunda feira, debatendo como de costume, diversos assuntos de interesse da comunidade.

A Câmara de Vereadores de Guanambi, realizou mais uma sessão ordinária nesta segunda feira, debatendo como de costume, diversos assuntos de interesse da comunidade.

A necessidade do INEMA dialogar com moradores de Mutans com relação a reserva florestal, a questão dos produtores de leite e a importância da reabertura do centro cultural foram pautas abordadas pelo Vereador Hélio, Dr. Som, Nenzinho, Loló, Adão Oliveira e Joel do Suruá respectivamente. O Presidente da casa, Dr. Agostinho Lira, destacou que a reabertura do Centro Cultural foi uma luta do legislativo, frisando a importância da comunidade cultural ter seu espaço de volta.

A Tribuna livre foi utilizada pelo produtor rural Sandro, abordando o problema dos produtores de leite e pelo desportista Alarcon, focando o destaque que o guanambiense Raul Torres vem registrando na ginástica de rua.

 

 

 

CÂMARA DEBATE VENDA DA USINA DE LEITE E SEGURANÇA PÚBLICA

por gnb — publicado 04/11/2014 14h21, última modificação 10/07/2018 16h15
A Câmara de Vereadores de Guanambi, debateu durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 03, a preocupação dos pequenos e médios produtores de leite do Município, com a anunciada venda da Usina de Leite da COOPAG – Cooperativa Agropecuária de Guanambi, que está provocando prejuízo a este importante segmento produtivo e econômico do Município.

A Câmara de Vereadores de Guanambi, debateu durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 03, a preocupação dos pequenos e médios produtores de leite do Município, com a anunciada venda da Usina de Leite da COOPAG – Cooperativa Agropecuária de Guanambi, que está provocando prejuízo a este importante segmento produtivo e econômico do Município. Os Vereadores que usaram da palavra, questionaram a medida. O Vereador Carlos Jackson (Loló) que foi Presidente da Entidade por dois mandatos, enfatizou que a Coopag tem outros patrimônios imobilizados que podem ser vendidos para sanar problemas de caixa, sem paralisar as atividades da Usina que gera renda e empregos. O Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira, enfatizou que a Câmara irá encaminhar um ofício à Diretoria da Cooperativa, expressando a preocupação do Poder Legislativo com a situação dos produtores de leite.

Outro tema que voltou a ser abordado na Sessão foi a questão da segurança pública e a necessidade de medidas urgentes por parte do Governo e da própria sociedade para conter a violência.

 

 Veja mais fotos no facebook da Câmara:

https://www.facebook.com/camara.de.vereadores.de.guanambi/media_set?set=a.736467133098502.1073741906.100002056665947&type=3&uploaded=4

 

 

CÂMARA DE GUANAMBI EMPOSSA JOEL DO SURUÁ

por gnb — publicado 04/11/2014 10h01, última modificação 10/07/2018 16h15
Com o auditório lotado, a Câmara de Vereadores de Guanambi, empossou durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 03, o Vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá) que substitui o Vereador José Carlos Lélis, (Latinha) que teve seu mandato cassado pelo PC do B por infidelidade partidária.

Com o auditório lotado, a Câmara de Vereadores de Guanambi, empossou durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 03, o Vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá) que substitui o Vereador José Carlos Lélis, (Latinha) que teve seu mandato cassado pelo PC do B por infidelidade partidária. Joel destacou em seu pronunciamento, sua disposição de defender os interesses da população reivindicando as obras que melhoram a Cidade, a Zona Rural e atender as demandas. Os Vereadores saudaram ao novo colega, desejando-lhe sucesso no mandato. O Presidente da Casa, Dr. Agostinho Lira frisou “o Vereador Latinha desempenhou um papel importante, mas temos que cumprir a Lei e tenho certeza que o Vereador Joel do Suruá irá representar bem o nosso povo”.

 

Veja mais fotos no facebook da Câmara:

https://www.facebook.com/camara.de.vereadores.de.guanambi?pnref=story

 

Ações do documento