Vereadores denunciam atuação de grupos de segurança armada não oficiais em Guanambi

por gnb — publicado 21/10/2011 16h18, última modificação 10/07/2018 16h17
A Câmara de Vereadores de Guanambi, em sessão ordinária nesta segunda-feira, 05/09, contou com o debate de pontos de extrema relevância para a comunidade, contando com uma denúncia da atuação de grupos de segurança armada não oficial, que tem coagido moradores de vários bairros de Guanambi, além de questões sobre saúde pública, trânsito e educação.

Na tribuna livre, o Dr. Edson Luís, diretor da 30ª DIRES, realizou uma explanação sobre os trabalhos realizados pelo órgão em prol do fortalecimento da saúde em Guanambi e região, como capacitação dos funcionários, informatização e melhoria na infraestrutura através da aquisição de veículos, geradores para preservação das vacinas e outras ações.

No espaço aberto aos vereadores, o vereador Péricles Carvalho parabenizou a presidência da Câmara pela realização da última sessão itinerante na UNEB. Péricles também abriu o debate para problemas no trânsito de Guanambi, sinalizando que na Av. Durval de Souza Lima, em virtude da conduta dos motoristas, é preciso que a prefeitura instale redutores de velocidade a fim de prevenir futuros acidentes.

O vereador Vá Donato agradeceu o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, pelas obras realizadas nas zonas urbana e rural. Também fez uma análise dos profissionais de saúde de Guanambi, parabenizando os Doutores Ruy, Luia e George Nogueira pelo trabalho realizado no município. Encerrou, registrando que gostaria que a classe de professores fosse mais valorizada.

O Presidente da Câmara, Hugo Costa, afirmou que acredita que as escolas e universidades podem contribuir com a educação no transito através da realização de campanhas educativas. Hugo Costa parabenizou o Dr. Edson Luís pelo trabalho desenvolvido à frente da 30ª DIRES, apoiando a identificação de uma nova sede, de modo que o Hospital Regional cresça, oferecendo novos leitos para os que procuram atendimento. Hugo registrou a visita que realizou neste domingo à comunidade da Baixada, Cedro, Gameleira, Corcunda e Lagoinha, onde foi possível identificar que 49 famílias não possuem fossas em suas casas. Também parabenizou o prefeito de Palma de Monte Alto, Manoel Rubens, e o Governador do Estado, Jaques Wagner, pelas obras inauguradas nesta segunda-feira na localidade. Encerrou parabenizando os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro pela contribuição que tem sido dada ao povo brasileiro.

O vereador Carlos Jackson (Loló) parabenizou o Dr. Luia pela atuação à frente da 30ª DIRES, relembrando sua atuação como vereador e secretário. Congratulou o prefeito Charles Fernandes e a Vereadora Eponina Gomes pelo trabalho realizado nas comunidades da zona rural, afirmando que este é “um belo trabalho para os mais carentes”.

O vereador Ruy Azevedo denunciou a atuação de grupos organizados que tem atuado como seguranças particulares em diversos bairros, através da cobrança mensal aos moradores, apontando o risco que as pessoas correm em permitir o avanço desta prática e solicitou o envio de um ofício ao Tenente Coronel PM Wilson Teixeira dos Santos para que este caso seja devidamente apurado. Ruy também manifestou seu apoio para uma nova sede para a 30ª DIRES. Ruy finalizou informando que entrará com projeto de lei para proibir a realização de pesca predatória no município.

Sobre a segurança, o vereador Hugo Costa complementou sua fala dizendo que identificou nos bairros Paraíso, Vomitamel, Vila Nova e Bela Vista a existência de motociclistas com sirenes, onde os moradores, coagidos, já têm pagado taxas de R$ 20,00 por mês pelo serviço. Segundo Hugo, a prática traz o perigo de, no futuro, pode-se tomar o controle de um bairro e, posteriormente, querer vender itens, como gás, água, etc... e a Câmara precisa se posicionar a respeito.

O vereador Vítor Bonfim solicitou que seja encaminhada ao Ministério Público Federal a queixa dos grupos de segurança organizada para que a promotoria tome as providências legais cabíveis. Também afirmou que tratou com o senador Walter Pinheiro sobre a solicitação da Câmara pleiteando a instalação de um corpo de bombeiros para Guanambi e afirmou que o principal impecílio seria a indisponibilidade da fábrica em atender aos pedidos do carro específico para este fim. Vitor parabenizou a 11ª edição do projeto Voluntários do Sertão, e informou que o 1º trecho da BA-161, que liga Carinhanha a Bom Jesus da Lapa, já está em licitação.

O vereador José Carlos, Latinha, afirmou que tem recebido queixas de moradores de vários bairros, que tais grupos não são de Guanambi e que os moradores têm sido coagidos pelos integrantes. Latinha parabenizou ao Dr. Edson Luís e à equipe da 30ª DIRES pelo trabalho em prol do fortalecimento do SUS, bem como ao prefeito de Monte Alto, Manoel Rubens, pelas obras inauguradas. Também congratulou o vereador Vá Donato por ter sugerido o nome do vereador Carlos Jackson (Loló) para concorrer às próximas eleições à presidência da COOPAG.

Para o vereador Agostinho Lira, “o registro da atuação de grupos de segurança armada não oficial nos bairros é uma das denúncias mais graves já realizadas na Câmara de Guanambi”. Para ele, o fato deve ser encaminhado para a Polícia Federal, Ministério Público e toda imprensa de modo a combater a proliferação desta prática. Agostinho parabenizou o prefeito Charles Fernandes pela obra realizada na Avenida Guanabara. Também defendeu que é preciso realizar, “urgentemente”, campanhas educativas para o transito em Guanambi. Por fim, Lira defendeu a necessidade de expansão do Hospital Regional, concordando que é preciso identificar uma nova área para a 30ª DIRES.

A vereadora Eponina Gomes também registrou suas felicitações à administração de Dr. Luia na 30ª DIRES. Cobrou a necessidade de mais sinalização na estrada que leva ao município de Matina e parabenizou o prefeito Charles Fernandes pelo trabalho realizado na zona rural, especialmente pelo poço de 64 mil litros e pela caída d`água na região do Baixio.

O vereador Elder Guimarães disse ter ficado feliz ao ver o Dr. Luia apontar a necessidade de um novo local para a 30ª DIRES, afirmando que anseia que esta mudança permita mais crescimento ao HRG. Sobre o trânsito, Elder sugeriu a realização de blitz descentralizadas, campanhas educativas e fiscalização eletrônica, estendendo sua indicação para a instalação de câmeras de segurança no centro comercial de Guanambi.

Edilmar Ladeia (Nenzinho) comunicou o fato de uma senhora que se recusou a receber o recibo para segurança em sua rua e passou a ter uma conversa em tom de ameaça com o prestador do serviço. Também pontou um trecho de 150 metros no bairro BNH, onde moradores tem tido de transitar no asfalto, comprometendo sua segurança, e solicitou a construção de uma área lateral na pista. Também solicitou que se busque junto ao DERBA a demarcação de uma faixa de segurança na estrada de Matina.