Vereadores debatem redução da carga tributária, melhorias para o esporte e outros temas

por gnb — publicado 10/04/2012 09h41, última modificação 10/07/2018 16h17
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 09/04, os vereadores da Câmara Municipal de Guanambi debateram sobre melhorias para o esporte local, discutiram os avanços da corrupção e seus malefícios para o país, além de abordarem temas de interesse do município.

Na Tribuna Livre, o professor Cláudio Almeida falou sobre problemas enfrentados no ensino de Educação Física no município, defendendo políticas públicas que beneficiem instrutores e educandos, relatando também, problemas como quadras descobertas e falta de apoio à prática desejada do ensino. Agradeceu a iniciativa de vereadores que já desenvolveram projetos voltados para o esporte em Guanambi.

No Espaço Livre, o vereador Sinvaldo Martins agradeceu a comunidade pelo apoio que tem recebido. Registrou o problema enfrentado pelos cidadãos guanambienses no que tange a utilização dos serviços de transporte intermunicipal, relatando o problema da falta de higienização e conforto nos ônibus. Sinvaldo falou do monopólio da empresa Novo Horizonte, que apesar de auferir grandes receitas, “tem prestado um péssimo serviço à população”.

O vereador Vítor Bonfim falou sobre a Ferrovia Oeste Leste, cuja capacidade de transporte será de cerca de 40 milhões de toneladas, fazendo referência à sua participação, em Brasília, acompanhado do vereador Hugo Costa, prefeito Charles Fernandes, Deputados Arthur Maia e João Bonfim, com o diretor presidente da VALEC, onde expuseram a necessidade para que o ritmo das obras seja mais acelerado, ressaltando as mudanças que a ferrovia trará para a região. Disse também que, apesar de o trecho competente ao município de Guanambi não ter recebido autorização pra retomada das obras, o governo se empenha para que as atividades sejam retomadas. Conclamou os vereadores e todos agentes políticos a unirem forças. Finalizou agradecendo o empenho do secretário Jairo Magalhães e o prefeito Charles Fernandes pelo lançamento dos editais para as obras de pavimentação do Beija flor II no valor de 1,40 milhão de reais e a Praça Antônio Primo costa no valor de 621 mil reais.

O presidente da Câmara de vereadores, Hugo Costa, falou de sua felicidade com as ações da presidente Dilma Rousseff pela redução dos juros no Brasil, citando a leitura de um artigo do “papa da economia”, Delfim Neto, que ilustra a competição entre os bancos, tendo o vereador elogiado a atuação conjunta do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste pela redução da taxa de juros para o consumidor, tornando o mercado mais competitivo e estimulando a concorrência entre instituições privadas. “É inadmissível observarmos a queda da taxa SELIC e não conseguirmos visualizar esta redução em nossa realidade”, disse ele. Segundo Hugo, o baixo crescimento do PIB (2,7% em 2011) e os baixos resultados da indústria do país, que cresceu 0.1% no ano anterior, são motivados pela manutenção de uma das maiores taxas de juros do mundo, exemplificando que as pessoas físicas no Brasil pagarão, este ano, R$ 350 bilhões de juros, sendo R$ 590 bilhões o total a ser arrecadado por toda sociedade brasileira.

O vereador Vandilson Medeiros falou da importância do esporte para o município, dizendo da preocupação do prefeito Charles Fernandes com relação ao avanço da utilização de drogas no município, citando a disponibilidade da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para trabalhar por esta causa. O vereador falou ainda do avanço da corrupção no Brasil, relacionando inúmeros escândalos mostrados pela mídia, dizendo que quando estava à frente da pasta da Secretaria de Indústria e Comércio pôde acompanhar a dificuldade para colocar grupos no mercado de trabalho, mesmo tendo realizado parcerias importantes, ao passo que alguns setores corrompem os recursos arrecadados da sociedade, desviando para compra de bens particulares.

O vereador Agostinho Lira falou do alto pagamento de juros por parte da classe média no Brasil, afirmando que ela acaba pagando boa parte dos juros da classe alta e da classe menos favorecida. Em resposta à exposição do professor Cláudio Almeida, Agostinho falou dos investimentos realizados pelo município de Guanambi na área esportiva, como a reforma do Ginásio de Esportes, a construção de quadras em diversos bairros do município, ações nos distritos de Mutans e Morrinhos e diversas outras, ilustrando que assim como em outros países, quadras de esportes cobertas são um sonho a ser conquistado. Segundo Agostinho, os professores precisam estimular os jovens à realização de mais práticas esportivas, pois a juventude tem se rendido às facilidades da informática, elevando os índices de sedentarismo.

O vereador Joé Carlos Latinha falou de sua participação em uma reunião na CODEVASF, informando sobre a realização na próxima segunda-feira, de um encontro para uma discussão mais concreta acerca da seca enfrentada por Guanambi e região, incluindo a recuperação dos perímetros irrigados, algodão, bem como a realização de um relatório com a posição da construção da Adutora do São Francisco. Sobre a fala do professor Cláudio Almeida, falou sobre projetos de sua autoria incorporação do professor de Educação Física no Programa Saúde da Família e projeto a necessidade da ampliação de políticas públicas para o município. Defendeu que Guanambi tome conhecimento dos gastos envolvidos com a realização de festas por parte da gestão municipal, cobrando mais transparência nos recursos aplicados, afirmando que tais recursos poderiam ser investidos para a melhoria do esporte. Sobre a questão ética levantada pelo vereador Vandilson Medeiros, Latinha complementou a fala dizendo que os recursos públicos “não foram feitos para beneficiar meia dúzia de pessoas e que as prioridades precisam ser canalizadas para as áreas mais necessitadas”.

O vereador Carlos Jackson (Loló) cumprimentou o Sr. Iracy Pereira Santos, presente na sessão, ex-governador do Rotary Clube, agradecendo por ter tido a oportunidade de trabalhar em parceria na Cooperativa Agropecuária de Guanambi, realizando um relato de sua experiência à frente da entidade, apontando as dificuldades e desafios enfrentados naquela gestão. “Administramos a COOPAG com dificuldades, sem recursos, contando com a nossa dignidade. Fico chateado quando ouço falar negativamente da Cooperativa. Foram oito anos em que trabalhamos em prol da entidade, onde contamos, inclusive, com o apoio do Banco do Nordeste. Hoje, quando vejo pessoas dizendo que a COOPG tem um caixa de 1 milhão de reais, fico admirado, pois conheço muito aquela empresa. Na época, a prefeita Sizalta Donato, o prefeito Fernando Laranjeira, e prefeitos de Sebastião Laranjeiras, Caetité, Pindaí e Candiba nos ajudaram, o que nos permitiu colocar a usina em funcionamento, mesmo sem recursos. Realizamos muita exposições na época do apagão, além do episódio do surto que proibiu a entrada de animais no parque. Hoje, olhando para trás, tenho orgulho de ter trabalhado com o Sr. Iracy Pereira para enfrentar estes desafios, sendo ele o meu professor e um verdadeiro pai enquanto estive naquela empresa. Hoje acredito que a COOPAG tem grande influência em meu mandato de vereador”, disse ele. “Loló” finalizou informando ter cobrado do prefeito Charles Fernandes a melhoria das estradas da zona rural.