Sessão da Câmara tem homenagem à mulher e discute sobre esporte, saúde e segurança

por gnb — publicado 06/03/2012 08h37, última modificação 10/07/2018 16h16
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi, nesta segunda-feira, 05/03, fez uso da tribuna livre o Sr. Idalseno Cordeiro Santos, representando os moradores do bairro Por do Sol, que agradeceu o apoio do presidente Hugo Costa, do vereador Vítor Bonfim e do prefeito Charles Fernandes pelo apoio, em especial na área esportiva.

Agradeceu também a colaboração do vereador Edilmar Ladeia pelo apoio às ações de limpeza e iluminação do bairro.

A Srᵃ. Josemira Pereira, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, falou sobre o dia Internacional da Mulher e apresentou uma pauta de reivindicações para implantação da Casa da Gestante no município de Guanambi, visando maior apoio à saúde da mulher, construção de um hospital municipal, recuperação de estradas vicinais e instalação de poços tubulares. Encerrou lendo um poema dedicado às mulheres, principalmente para suas colegas, trabalhadoras rurais.

O Sr. Edvaldo Domingues falou do projeto Craque no Pé, que desenvolve um trabalho com cerca de duzentas crianças de bairros carentes do município de Guanambi, frisando a necessidade de que o referido projeto tenha continuidade a fim de continuar a apoiar as crianças que dele participam.

No espaço aberto aos vereadores, o vereador José Carlos Latinha concordou que o Hospital Regional está sobrecarregado, citando que Guanambi seria o único município da região a não dispor de um hospital municipal. O vereador afirmou ter encaminhado ao Deputado Federal Daniel Almeida um projeto de solicitação de cisternas para a região de Mata Verde, anunciou a abertura de uma sede provisória do SAC Fixo em Guanambi, para posterior instalação definitiva no município e disse ter conhecido o prédio onde a 30ª DIRES será instalada, afirmando que o mesmo dispõe de uma boa estrutura, o que permitirá a instalação de cerca de quarenta leitos do Hospital Regional no local onde a 30ª DIRES está instalada. Finalizou parabenizando a mesa diretora da C6amara pela apresentação de um projeto de lei que prevê a realização de um concurso público em Guanambi.

O vereador Vandilson Medeiros, que retorna à Câmara de Vereadores, agradeceu ao vereador Adão Oliveira pelo trabalho desenvolvido enquanto ocupara o seu lugar, agradeceu à equipe da Secretaria de Indústria e Comércio durante o período em que esteve à frente da pasta e ao prefeito Charles Fernandes, e citou alguns projetos desenvolvidos, como o Mina de Talentos, da Bahia Mineração, que capacitou cerca de 290 profissionais, o Fundo de Aval para empreendedores individuais, a estratégia de geração de emprego e renda, através do SENAC e CREDIBAHIA, e a instalação de dois caixas eletrônicos no Mercado Municipal, com intuito de desafogar o trânsito de Guanambi. Encerrou elogiando a sabedoria e bom entendimento da presidenta Dilma em ter nomeado o senador Marcelo Crivela, do PRB, para o Ministério da Pesca, afirmando ser esta uma decisão justa por parte da presidenta.

O vereador Agostinho Paes agradeceu a presença dos trabalhadores da Zona Rural e parabenizou a realização do Fórum de Segurança Pública, por parte da Câmara de Vereadores e parceiros, dizendo que a ação já surtiu efeitos em Morrinhos através de uma ação policial no distrito. Parabenizou o prefeito Charles Fernandes pela realização de obras de pavimentação no distrito.

Edvaldo Donato falou de seu serviço prestado como vereador ao longo dos últimos vinte anos. Disse ter ficado muito feliz com a realização do Fórum de Segurança Pública, parabenizando a Câmara de Guanambi pela ação e organização do evento. O vereador elogiou o trabalho do colega Ruy Azevedo, desejando que o mesmo continue a lutar na política de Guanambi.

O vereador Vítor Bonfim parabenizou o presidente Hugo Costa por ter trazido ao debate, na última semana, o tema da segurança pública, dizendo que a ação foi muito oportuna frente à situação da segurança , justificando sua ausência em decorrência de uma reunião em Salvador. Parabenizou a Srᵃ Josemira Pereira por sua fala a favor das mulheres e por trazer oportunamente questões como a necessidade da casa da gestante e de um hospital municipal, dizendo que acredita que a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, será inaugurada em breve, melhorando a situação da saúde em Guanambi.

O vereador Carlos Jackson (Loló) parabenizou pelo trabalho do Sr Edvaldo e muitos guanambienses pelo trabalho realizado na área esportiva, em Guanambi. Congratulou o presidente Hugo Costa pelos trabalhos realizados na atual gestão, bem como pela realização O I Fórum de Segurança Pública. Concordou com a sugestão da Srᵃ Josemira para a construção de uma Casa da Gestante em Guanambi, dizendo que a Câmara abraçará esta causa, bem como o encaminhamento da proposta de recuperação das estradas solicitadas.

Sinvaldo Martins desejou boas vindas ao vereador Vandilson Medeiros, parabenizando o presidente Hugo Costa pela realização do Fórum de Segurança Pública, colocando a crítica situação da segurança em Guanambi, trazendo à luz o problema da saidinha de bancos, cuja incidência tem aumentado vertiginosamente e sugerindo a realização de uma audiência pública para que a comunidade possa ser orientada e expor os seus reclames.

O vereador Elder Guimarães parabenizou o desportista Edvaldo Domingues, dizendo que teve a oportunidade de apoiar o projeto “Bom de Escola, Bom de Bola”, que chegou a apoiar cerca de 400 crianças, lamentando o encerramento do mesmo no município, e falando da importância de ações que envolvam os jovens com o esporte, livrando-os do perigo das drogas e prostituição infantil. Soube o Fórum de Segurança Pública, Elder considerou a importância do mesmo, que contou com uma participação massiva de autoridades e presidentes de associações, e frisou a necessidade da instalação de câmeras de monitoramento eletrônico em Guanambi para que delinqüentes possam ser identificados em suas ações criminosas. Parabenizou o Governo do Estado por destinar uma sede para a 30ª DIRES, cujo benefício será a ampliação do numero de leitos do Hospital Regional, e pontuou a necessidade urgente de um SAC MÓVEL em Guanambi.

O vereador Edilmar Ladeia (Nenzinho) parabenizou a realização do Fórum de Segurança Pública e elogiou a o trabalho do prefeito Charles Fernandes pelas obras realizadas no município. Também disse ser contra a adoção de crianças por pais do mesmo sexo, afirmando ser uma afronta à igreja e à bíblia, sendo complementado pelo vereador Vandilson Medeiros, que disse não concordar com a ação.

Agostinho Lira falou das conquistas que a mulher conseguiu ao longo da história graças a reivindicações por melhorias, como as expostas na tribuna e desejou boas vindas ao vereador Vandilson Medeiros. Sobre o Fórum de Segurança Pública, disse que acredita na criação de forças tarefa entre órgãos responsáveis para combater o problema. O vereador Hugo Costa complementou a fala dizendo que acredita que é possível amenizar os problemas expostos através da criação de mecanismos que fortaleçam pilares da sociedade, como a família. Agostinho Lira abordou, também, o problema da Dengue, sugerindo um trabalho de limpeza da Lagoa de João Amaral, do Riacho do Belém e Lajedo, apontando os riscos dos que moram próximos a estes locais.

O vereador Ruy Azevedo parabenizou a Sra Josemira pelas suas reivindicações em prol da mulher. Sobre a Dengue, Ruy alertou que o problema se estende a várias cidades brasileiras e que os criadouros do mosquito estão dentro das próprias residências. Sobre o Fórum de Segurança Pública, o vereador colocou a importância das manifestações realizadas, e alertou que as causas para o problema são diversas e que é preciso investir em um programa a longo prazo para diminuir os índices e parabenizou a Polícia Civil pelo trabalho realizado.

O presidente Hugo Costa agradeceu às associações de bairro, CDL, SICOMÉRCIO, ROTARY CLUB e todos os envolvidos no Fórum de Segurança Pública, e parabenizou às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, cuja data ocorre em homenagem a dezenas de mulheres, vítimas de um acidente em fábrica de tecidos, em Nova Iorque. Hugo complementou afirmando que espera que nas próximas eleições para vereadores, mais mulheres possam ingressar à Câmara Municipal para ampliar a representação feminina no Poder Legislativo.

Indicações aprovadas

Ind. Nº 01 – Ver. Hugo Costa – Indica construção de banheiros e vestiários na quadra poliesportiva do Bairro Ipiranga.

Ind. Nº 02 – Ver. Hugo Costa – Indica recuperação de pavimentação asfáltica na Rua Major Ferreira, nesta cidade.

Ind. Nº 03 – Ver. Hugo Costa – Indica recuperação de pavimentação asfáltica na Avenida Petrônio Portela, Bairro Alvorada.

Ind. Nº 04 – Ver. Hugo Costa – Indica limpeza do cemitério de Guanambi.

Ind. Nº 05 – Ver. Hugo Costa – Indica implantação de alambrados na quadra poliesportiva do Bairro Ipiranga.

Ind. Nº 06 – Ver. Carlos Jackson – Indica pavimentação de via pública da Rua Tiradentes, localizada na sede do Distrito de Mutans.

Ind. Nº 07 – Ver. Eponina Gomes – Indica instalação de Delegacia da Mulher no Município de Guanambi.

Ind. Nº 08 – Ver. Eponina Gomes – Indica recuperação das estradas vicinais da região do Baixil, em nosso Município.

Ind. Nº 09 – Ver. Eponina Gomes – Indica colocação de Placa denominativa em Colégio Municipal José Neves Teixeira.

Ind. Nº 10 – Ver. Eponina Gomes – Indica cobertura de quadra poliesportiva em Colégio Municipal José Neves Teixeira.

Ind. Nº 11 – Ver. Eponina Gomes – Indica disponibilização de ambulâncias para comunidade rural Suruá, no Município.

Ind. Nº 12 – Ver. Eponina Gomes – Indica implantação de Centro Regional de Oncologia na cidade de Guanambi.

Ind. Nº 13 – Ver. Elder Guimarães – Indica regulamentação da Lei que versa sobre a poluição sonora e visual no Município de Guanambi.

Ind. Nº 14 – Ver. Elder Guimarães– Indica criação e instalação do Projeto “Academia Melhor Idade”, na cidade de Guanambi.

Ind. Nº 15 – Ver. Adão de Souza – Indica recuperação de estrada Aurelino Vereador, que dá acesso a Ceraíma.

Ind. Nº 16 – Ver. Adão de Souza – Indica limpeza do Dreno e a abertura de quatro bueiros dando acesso ao Bairro Julio Ribeiro, localizado no Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº 17 – Ver. Adão de Souza – Indica doação de terreno para Empresa Edson Magalhães Paulo.

Ind. Nº 18 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento da estrada do Baú.

Ind. Nº19 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Pêga.

Ind. Nº20 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica colocação de meio fio nas ruas calçadas do Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº21 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica construção de dois banheiros públicos na Praça do Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº22 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica patrolamento da estrada de Ceraíma à Malhada do Canto

Ind. Nº23 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Pará, do Cemitério ao Grupo Escolar.

Ind. Nº24 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica nomeação da Fazenda Chico Fernandes para Povoado Bonfim.

Ind. Nº25– Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica a construção de um dreno na Lagoa do Bairro Alto Caiçara.

Ind. Nº26 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica sinalização com placas nas ruas do Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº27 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica sinalização com placas do Núcleo de Ceraíma ao Laranjo.

Ind. Nº28 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica sinalização com placas do Núcleo de Ceraíma à Escola Agrotécnica.

Ind. Nº29 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica patrolamento da estrada do Pará Novo ao Pará Velho.

Ind. Nº30 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Morro do Carro.

Ind. Nº31 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Pêga.

Ind. Nº32 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada da Escola Agrotécnica a divisa da cidade de Pindaí.

Ind. Nº33 – Ver. Adão de Souza Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Núcleo de Ceraíma ao Morro.

Conteúdo Adicional

Poema apresentado pela Srᵃ Josemira Fernandes, durante fala na tribuna livre

SER MULHER

 

Ser mulher é ter orgulho

Muito firme para lutar

No altar da natureza

Um fenômeno germinar

Com o nome de mulher

Pra poder comemorar

 

No dia 08 de março

É dia de protestar

Os direitos das mulheres

Vai ter que funcionar

Com educação e saúde

Trabalho digno e um lar

 

Mas se tornou solidária

Uma data de união

Sair nas praças públicas

Com luta e reivindicação

Pra poder solidarizar

Pra conquistar solução

Das marcas que ficaram

Da cruel perseguição

 

No dia 08 de março

É triste a comemoração

Lembra-me daquela história

De um cruel patrão

Que acabou, por tanto fogo

Por vingança ou tentação

 

Daquele dia em diante

As batalhas começaram

Mostrando para a sociedade

O nosso grande valor

De serem mulheres fortes

Que supera toda dor

 

Seja preta, ou seja branca

Na é motivo para falar

Sendo mulher camponesa

Tem que saber tratar

E se for sindicalista

Mais respeito tem que dar

 

Autoria: Josemira Fernandes

04/03/1999